Peça teatral vai aquecer debate sobre ética no 88º Enic, em Foz do Iguaçu - Cbic

Peça teatral vai aquecer debate sobre ética no 88º Enic, em Foz do Iguaçu  - Cbic
Compartilhe:


Assessoria de Comunicação da Cbic


A programação do Encontro Nacional da Construção (Enic) de Foz do Iguaçu traz uma novidade cultural para a 88ª edição do maior evento do setor da construção: a encenação da peça teatral “Morte acidental de um anarquista”, do escritor italiano Dario Fo, Prêmio Nobel de Literatura em 1997. Em cartaz no Teatro do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP, a comédia será exibida na noite do dia 12 de maio, com a direção de Hugo Coelho, participação do ator Dan Stulbach e grande elenco. 

Texto emblemático do teatro italiano, essa peça foi escrita em 1970 pelo milanês e montada no Brasil pela primeira vez em 1982, pelo ator Antônio Fagundes. A apresentação do espetáculo durante o Enic é uma das ações do Projeto Ética e Compliance na Construção, do Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Fasc/Cbic), com a correalização do Sesi Nacional.

Para o presidente da Cbic, José Carlos Martins, a apresentação de uma peça teatral no evento será uma oportunidade de entretenimento e também de reflexão durante o Enic. “A peça traz elementos muito atuais, que vivenciamos no cenário político do país. O espetáculo será uma forma lúdica de as pessoas entenderem o conceito de ética na sociedade. Espero que todos gostem, pois no dia seguinte vamos debater o conceito em um painel com vários especialistas”, adianta Martins.

Essa não é a primeira vez que o Enic abre espaço no seu roteiro para eventos culturais. Em 1999, em Porto Alegre, os participantes do 70º Enic assistiram a uma peça teatral. Depois, na primeira edição da Confic, em São Paulo, também houve uma apresentação cultural. 

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Paraná Oeste (Sinduscon/PR Oeste), Edson Vasconcellos, analisa que a ação proposta pelo fórum da Cbic é diferenciada e crucial para o entendimento dos conceitos de ética e cidadania. “E ganha ainda mais em relevância ao proporcionar ao público alvo que se propõe uma visão do tema toda peculiar, com leveza, porém responsabilidade. Essa visão nos remete aos meios de ascensão da sociedade ao ponto de contribuir para a construção de uma visão mais crítica”, analisa Vasconcellos. 

“Morte acidental de um anarquista” é um clássico do teatro europeu. A peça é baseada em fatos reais e aborda o suposto suicídio de um anarquista acusado de colocar uma bomba em uma estação ferroviária, matando 16 pessoas. A trama se desenvolve a partir da investigação do crime e da morte do anarquista, que despenca de uma janela após ser interrogado pela polícia. O pano de fundo do texto teatral discute a desigualdade de direitos, a ética e a as sutilezas da aplicação das leis. No elenco, o ator Dan Stulbach interpreta o Louco, cuja doença é interpretar pessoas reais. O tom de farsa permeia os 80 minutos do espetáculo. 

As inscrições da 88ª edição do Enic já estão abertas e as programações do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) e das Comissões de Indústria Imobiliária (CII), Meio Ambiente (CMA), Materiais, Tecnologia e Produtividade (Comat), Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP), Política de Relações Trabalhistas (CPRT), estão no site do evento, que você poderá acessar aqui

 
Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp