Lucas Junqueira
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Na tarde desta quinta-feira (20), o Sinduscon-DF realizou transmissão ao vivo sobre as Convenções Coletivas de Trabalho (2021-2023), firmadas entre o Sinduscon-DF/Sticombe e Sinduscon-DF/Senge-DF. Na oportunidade, o assessor trabalhista do sindicato, Fernando Russomano, esclareceu dúvidas do público e apresentou os pontos de maior relevância das convenções.
O evento foi mediado pelo presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, que, durante a abertura, enfatizou que as entidades se esforçaram para finalizar as convenções ainda no mês de maio para minorar o impacto nos escritórios. ‘’Se não oficializássemos os reajustes salariais neste mês, para efeito de índice, não seriam levados em conta’’, completou.
Klavdianos apontou que, nas CCTs deste ano, o destaque ficou para o reajuste salarial com base no INPC acumulado até abril de 2021 – que ficou em cerca de 7,59% – em dois meses posteriores: maio e novembro. O dirigente também afirmou que foi realizada uma modernização dos documentos e que estes serão enviados para interessados em formato de cartilha.
Em seguida, Russomano iniciou a apresentação sobre os pontos de maior relevância das convenções. Foram destacados o termo aditivo de reajuste salarial, o recebimento de horas extras calculadas com base no salário reajustado integralmente e os ajustes dos valores de indenizações de seguro de vida.
As principais dúvidas levantadas residiram em torno do banco de horas, obrigatoriedade da contribuição sindical, fornecimento de alimentação durante a jornada de trabalho, entre outras. Ao final, Klavdianos afirmou que o sindicato está à disposição dos associados sobre demais questões relacionadas às convenções.
Clique aqui e acesse os documentos.