Tecnologia BIM e transformação digital na construção são temáticas de evento do Sinduscon-DF

Na última quarta-feira (19), o Sinduscon-DF realizou o evento online “A tecnologia BIM e a transformação digital na Construção Civil”, que contou com a participação do CEO da Aval Engenharia e Tecnologia, André Quinderé; e do diretor geral da Verko Engenharia, Ricardo Alexandre Gois Ferreira. O encontro foi mediado pelo presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos.

Aplicativo de Gestão Integrada Lean

A Aval Engenharia e Tecnologia tem como principal propósito alavancar a eficiência da construção civil. Para Quinderé, um dos maiores problemas enfrentados é a falta de levantamento em obras. ‘’Mesmo com toda tecnologia existente, não conseguimos estes de forma simples. Por isso, digo que os dados são o novo petróleo da nova era digital’’, enfatizou.

Em seguida, discorreu sobre as novas tecnologias como insumos básicos para a construção civil. ‘’A forma de solucionarmos esse tipo de problema é baseada em dois pilares: a construção 4.0 e a otimização do cotidiano da obra, o lean’’, completou.

Assim, foi criado o Aplicativo de Gestão Integrada Lean – ‘’AGILEAN’’, que busca fazer a transformação digital da gestão de obras com o modelo de tecnologia BIM utilizado. Por meio do aplicativo – que tem IOT, A.I. e BIM² como tecnologias base – é possível obter gestões de prazo, custo e produção; e das tendências de prevenção e ação.

Dentre outros assuntos abordados por Quinderé estão: o fluxo do AGILEAN, a integração da ferramenta com o modelo BIM e a união de ambos a médio prazo; bem como os dados coletados de índice de produtividade nos últimos seis meses.

Na oportunidade, também anunciou a parceria exclusiva com o Sinduscon-DF que proporcionará valores e pacotes diferenciados de acesso à plataforma para empresas associadas à entidade.

‘Estudo de caso: BIM aplicado à gestão de obra’

O estudo de caso de Ricardo Alexandre teve início no projeto BIM Colaborativo do Sinduscon-DF, onde, segundo ele, foi compreendida a sinergia gerada no trabalho colaborativo entre construtores e projetistas. ‘’Neste grupo, quebramos o mito de que o BIM só é aplicado em grandes projetos e grandes construtoras’’, enfatizou.

O projeto contou com o apoio de Rogério Suzuki, consultor BIM da CBIC, que realizou um diagnóstico das empresas participantes e propôs uma metodologia de planejamento. Atualmente, o grupo está desenvolvendo a edificação e a infraestrutura da Praça do BRT (Floricultura), por meio do Adote uma Praça, do GDF.

O diretor geral da Verko Engenharia apontou que, ao longo dos encontros, foram obtidos aprendizados que são continuamente aplicados no âmbito tecnológico do setor da construção e abordou-os ao longo de sua apresentação. São eles: a definição do escopo de requisitos de informações do projeto, estudos técnicos de topografia e geotecnia, a solução de projetos de arquitetura e engenharia; plano de execução do projeto BIM, lean construction, entre outros.

Após as palestras, o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, acrescentou mais detalhes sobre o projeto BIM Colaborativo. Segundo o dirigente, atende empresas ainda de pequeno porte e utiliza a inovação em favor da engenharia e da construção. ‘’Quero ressaltar o trabalho que o sindicato faz. Somos formados por associados de toda a gama – o grande incorporador está conosco e os pequenos projetistas também, o que é um reflexo do setor da construção’’, completou.

O público enviou dúvidas para os palestrantes. Os questionamentos giraram em torno da inserção de valores de produtividade no AGILEAN, os pré-requisitos para implementação do AGILEAN+BIM, entre outros.