Sinduscon-DF recebeu o presidente do Sicoob Empresarial em reunião de diretoria

Carolina Araújo

Financiamento para compra de equipamentos leves da construção civil foi o tema do debate com o presidente do Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob Empresarial), Antônio Eustáquio de Oliveira, em reunião de diretoria hoje (31).

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, abriu a reunião e destacou que o Sicoob tem crescido e está mais próximo do setor. “É natural que a gente abra as portas da entidade, é um primeiro contato e pretendemos levar essa questão mais à frente no sentido de estreitar a relação entre o Sicoob e o setor produtivo”, pontuou.

Antônio Eustáquio iniciou contando um pouco da história do Sicoob Empresarial. A cooperativa nasceu em 2003, criada pelo setor produtivo, que viu a necessidade de se ter um banco voltado para financiamento na área da indústria. “Foi a primeira cooperativa de crédito para empresários no Brasil”, contou.

Ele lembrou que para a cooperativa funcionar era necessário um número suficiente de cooperados que são considerados donos da cooperativa. “Hoje, o Sicoob tem 7.900 cooperados; 76 colaboradores e cinco agências: a sede, localizada do mesmo prédio da Fibra no SIA; Taguatinga; Ceilândia; Samambaia e no Gama. Também temos feito muitos investimentos na área digital já que as pessoas têm frequentado menos as agências”, descreveu.

Antônio explanou que o cooperado Hanashiro Máquinas Agrícolas agora possui pequenos equipamentos para atender à construção civil. “Seria uma proposta de parceria entre o fornecedor e o Sinduscon. Assim, poderíamos firmar um convênio de bons serviços e realizar o financiamento”, afirmou.

O Sicoob pretende realizar o financiamento em torno de 60 vezes e, de acordo com cada empresa que se interessar, haverá uma discussão sobre o tipo de recurso ou de juros a ser acordado.

Dionyzio Klavdianos agradeceu a presença do convidado e sugeriu realizar uma nova reunião, mais técnica, para apresentar os produtos oferecidos.