Sinduscon-DF recebe do governador Ibaneis Rocha escritura definitiva do Centro de Formação Profissional

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Presidente e antecessores se reuniram com chefe do Executivo no Palácio do Buriti

Comunicação Sinduscon-DF

O Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF) recebeu nesta segunda-feira (17/11) a escritura pública definitiva do imóvel que abriga o Centro de Formação Profissional da entidade, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). O presidente Sinduscon-DF, Adalberto Cleber Valadão Júnior, e os antecessores receberam o documento das mãos do governador Ibaneis Rocha, no Palácio do Buriti, e comemoraram o marco para a capacitação de mão de obra do setor, ao lado da vice-governador Celina Leão.

• Assista! Do Sonho ao Concreto

• Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

• Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

O ato de entrega da escritura ocorreu dias depois de o presidente do Sinduscon e a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) assinarem o documento oficial do centro de formação. No local, dezenas de pessoas são capacitadas para trabalharem na construção civil, por meio de parcerias firmadas pelo sindicato com o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Exército brasileiro. O presidente do Sinduscon-DF disse que pretende aumentar, em 2026, a rede de parcerias para formação de mais mão de obra para o setor.

• Presidente do Sinduscon-DF assina escritura do terreno do Centro de Formação Profissional

• Centro de Formação Profissional: Jovens do serviço militar concluem curso de serralheria

• Centro de Formação Profissional Sinduscon/Senai é lançado com 300 alunos do Renova DF

Além do presidente do Sinduscon-DF, estiveram presentes na reunião os ex-presidentes do sindicato Adalberto Cleber Valadão, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, Elson Ribeiro e Póvoa, João Carlos Pimenta, Julio Cesar Peres, Márcio Edvandro Rocha Machado e Mário Vieira França. Também compareceu o primeiro vice-presidente da entidade, João Accioly.

002
003
destaque_noticia_18112025
previous arrow
next arrow
002
003
destaque_noticia_18112025
previous arrow
next arrow

“Finalmente, estamos em mãos com a escritura do nosso Centro de Formação Profissional, que é um sonho antigo do Sinduscon e que coincidiu de estar na minha gestão quando conseguimos concretizar esse sonho”, afirmou o presidente do sindicato. “Fico muito orgulhoso de poder trazer mais esse serviço para o nosso associado. Isso vai poder trazer um benefício muito grande para todo o setor da construção civil, em especial para os nossos associados, formando mão de obra qualificada para trabalhar nas nossas obras”, acrescentou.

Formação qualificada

O centro de formação já formou dezenas de alunos da segunda etapa do programa Renova-DF, com qualificação em oito cursos: construtor de alvenaria, auxiliar de manutenção, assentador de revestimento cerâmico, montador drywall, eletricista predial, armador de ferro, instalador hidráulico e pintor de obras imobiliárias. As aulas se dividiram entre o centro de formação e as empresas associadas, onde os aprendizes colocaram na prática as técnicas de cada atividade sob a supervisão de profissionais qualificados. As aulas são ministradas pelo Senai.

Em junho deste ano, jovens do projeto Soldado Cidadão, do Exército brasileiro, também já se formaram na primeira turma de serralheria do centro de formação profissional. Outra turma dessa especialidade está em andamento com previsão de formatura para dezembro deste ano.

O Projeto Soldado Cidadão é uma iniciativa do Ministério da Defesa que visa à qualificação profissional de jovens que prestam serviço militar obrigatório, facilitando sua reinserção no mercado de trabalho após o período nas Forças Armadas. O projeto oferece cursos de qualificação profissional, complementando a formação cívico-cidadã dos militares temporários.  Desta vez, eles participaram do curso no Centro de Formação Profissional Sinduscon-DF/Senai-DF.

Assista ao vídeo da formatura da turma de serralheria:

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais

> Instagram

> Facebook

> Linkedin

> X

> Flickr

> Youtube