Sinduscon-DF realiza terceira live do projeto integridade

Lucas Junqueira

Na última quinta-feira (24), foi realizada a terceira transmissão ao vivo do projeto ‘’Integridade Sinduscon-DF’’. O evento, transmitido pelo Youtube do sindicato, foi pautado pelas dúvidas do público sobre a implementação do programa de integridade em empresas.

O consultor Hermano Wrobel abriu o debate falando sobre as reflexões que empresários devem ter antes do primeiro passo do processo operacional e os benefícios da implementação, como a condição de transacionar diretamente com órgãos públicos.

Segundo o consultor, são diversas etapas para realizar a execução completa do programa. ‘’Não é só preencher formulário ou questionários. Tem uma série de exigências que serão verificadas por órgãos externos’’, afirmou.

A vice-presidente do Sinduscon-DF, Helena Peres, em complemento, reforçou a necessidade do executivo da empresa para que o funcionamento seja pleno. ‘’Ele tem que acreditar na implementação. Se não, como chegarei do presidente ao servente?’’, indagou.

Helena Peres ainda ressaltou a importância de empresas possuírem estruturas mínimas de governança. Segundo ela, a partir do momento em que se traz essa estrutura, as tomadas de decisão se tornam mais assertivas.

Durante a transmissão, os apresentadores interagiram com o público. Dentre outros assuntos abordados estão: contratação de profissionais especializados para auxílio na implementação, política de qualidade e conformidade; e cultura da integridade.

Antes do encerramento, ao responder questão sobre cultura de integridade, Wrobel voltou a citar sobre a importância deste quesito. ‘’Tem que se incorporar culturalmente e acatar toda a sequência burocrática para poder chegar a ter o selo da integridade’’, completou.

Assista ao vídeo da transmissão na íntegra: https://bit.ly/3n1J7Vx

A quarta e última transmissão do projeto Integridade Sinduscon-DF será realizada na próxima quarta-feira (30), onde se dará prosseguimento ao debate sobre implementação do programa de integridade em empresas.