Sinduscon-DF participa de reunião com governador Ibaneis Rocha

Carolina Araújo

Hoje (25), cerca de 60 empresários da construção civil se reuniram em um café da manhã com o governador do DF, Ibaneis Rocha, na sede da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), e tiveram a oportunidade de trocar ideias com o dirigente sobre pretensões e desejos do setor.

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, e o vice-presidente, Ruyter Thuin, representaram o sindicato no evento. Ruyter destacou que as entidades agradeceram ao governador por ter dado a oportunidade ao setor de seguir as obras durante  período da pandemia. “A contratação de várias pessoas que se beneficiaram com os empregos da construção civil fez com que a paralisação no DF não ficasse tão acirrada, tendo em vista que é uma indústria que emprega basicamente a mão de obra primária, a mais carente dentro da capital”, pontuou.

O evento foi uma oportunidade para que fossem apresentados os principais temas para o setor. O presidente da Asbraco, Afonso Assad, destacou na abertura do evento que o governo conseguiu ter um diálogo aberto com a construção civil e, mesmo durante a pandemia, atuaram como parceiros para a manutenção das obras tão necessárias ao Distrito Federal.

Presente no encontro, o ex-governador do DF, Tadeu Filipelli, frisou a importância do diálogo: “O avanço do GDF vem a partir dessa interação entre o ente público e o privado.” Em sua fala breve, destacou que o setor da construção civil é essencial para momentos de recuperação, como o que vivemos pós-pandemia da Covid 19.

Em sua fala, Ibaneis Rocha ressaltou que o empresário tem que ser prioridade para um governo eficiente. “Estamos fazendo um governo sério e que vai chegar ao seu final com todas as contas pagas e em dia”, destacou. Além disso, comentou sobre a importância de reequilibrar os contratos das obras públicas, uma vez que houve muita alteração nos preços dos principais insumos da construção civil. “Este é um trabalho que estamos fazendo. E conseguiremos atender aos anseios do setor”, disse Ibaneis.

Também estiveram presentes no evento o vice-governador do Distrito Federal, Pacco Brito; o secretário de governo do DF, José Humberto; o secretário de obras do DF, Luciano Carvalho; o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, a secretária de educação do DF Hélvia Paranaguá; o presidente da Ademi DF, Eduardo Aroeira; o presidente do Codese-DF, Leonardo Ávila; além de outras autoridades do setor da construção civil.

*Com informações da Asbraco.