Sinduscon-DF participa de encontro com o Presidente da República

Foto: Iano Andrade

Carolina Araújo

Na terça-feira (07), o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, esteve presente em encontro de empresários com o Presidente da República, Jair Bolsonaro. O evento foi organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e teve como objetivo apresentar um documento com 44 propostas para a retomada da indústria e do emprego em 2022.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, entregou o documento ao presidente da República, Jair Bolsonaro. As Propostas Para a Retomada da Indústria e Geração de Emprego têm projetos nas áreas de tributação, de eficiência do estado, de financiamento, de infraestrutura, de meio ambiente, de inovação, de educação, de comércio exterior, de relações de trabalho e para micro e pequenas empresas.

Ao receber o caderno de propostas, Jair Bolsonaro o repassou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a quem deu a missão de analisá-las e implementá-las. Bolsonaro disse que é importante encorajar as pessoas a investirem cada vez mais no Brasil. “Os investidores não podem viver sob a sombra da incerteza, com insegurança jurídica”, disse. Além disso, avaliou que o excesso de burocracia dificulta a vida do empresário brasileiro.

Robson Braga contextualizou a situação do setor industrial no Brasil. Explicou que, nos últimos 10 anos, a indústria de transformação encolheu, em média, 1,6% ao ano. Perdeu espaço no PIB brasileiro, na produção mundial, nas exportações e nas exportações mundiais de manufaturados. E afirmou que, ao longo de 2021, a produção da indústria tem sofrido quedas constantes, com sinais de perda de ritmo da atividade econômica no último trimestre.

Recuperação da indústria e da economia passam pela reforma tributária

Para o presidente da CNI, a recuperação da indústria brasileira e da economia como um todo requer uma reforma tributária ampla, nos moldes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110 no Senado, que simplifique o sistema de arrecadação de impostos, reduza a cumulatividade e desonere os investimentos e as exportações.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou a importância da reforma tributária e tratou também do controle de gastos. “Nosso esforço é de transformação do Estado brasileiro, controle dos desperdícios que, inclusive, compõem o Custo Brasil”, explicou. Ele afirmou que o Brasil foi desindustrializado ao longo dos últimos 20 e 30 anos, e se tornou prisioneiro de uma armadilha de crescimento zero. “A nossa proposta é de reindustrializar o Brasil, com todos os marcos regulatórios, começamos com o do Gás Natural, a cessão onerosa do Petróleo, o Saneamento…”, disse.

Participaram do evento presidentes de federações estaduais e do DF de indústria e das associações industriais que integram o Fórum Nacional da Indústria (FNI), além de empresários da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que também fizeram parte do grupo que elaborou o documento apresentado ao presidente Bolsonaro. Representaram a Federação das Indústrias do DF (Fibra) o presidente, Jamal Jorge Bittar, o 1º vice-presidente, Pedro Henrique Verano, a 2ª vice-presidente da Fibra, Danielle Cristine Ribeiro Bastardo, e os presidentes dos sindicatos das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), Ricardo Caldas, e das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do Distrito Federal (Sindigrãos-DF), Humberto Cenci.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Fibra.