Sinduscon-DF e Secretaria da Mulher do DF promoveram debate sobre a mulher na construção civil

Carolina Araújo

O Sinduscon-DF, em parceria com a Secretaria da Mulher do DF, realizou na quinta-feira (23) palestra sobre Mulheres na Construção Civil. O evento foi realizado na Casa da Mulher Brasileira, localizada em Ceilândia-DF.

O primeiro tema debatido foi: “Empreendedorismo na Construção Civil” que foi ministrado pela vice-presidente do Sinduscon-DF, Mirelle Corrêa. “Saio daqui de alma lavada, eu aprendi muito mais do que vim passar da minha experiência”, enfatizou. Mirelle reforçou que o maior objetivo, além de ensinar as mulheres a empreenderem, é sensibilizar para tirá-las da situação de vulnerabilidade.

A vice-presidente convidou a ajudante de obra da Emplavi, Maria Frazão; e a pintora da Supera Engenharia, Paula Oliveira, para falarem sobre “O dia a dia da Mulher na Construção Civil do Distrito Federal”.

Maria Frazão contou que ser mulher e trabalhar na construção civil é um desafio muito grande. “Eu já sofri preconceito racial e assédio, mas nem por isso desisti. Amo o que eu faço!”, afirmou. A ajudante é mãe solteira, tem uma filha de 18 anos.

Já Paula Oliveira disse que a construção civil está aberta para todos. “Nós que somos mulheres precisamos nos impor muito. Chegou a nossa vez de pintar uma parede, emassar, lixar… os desafios são grandes, todos os dias tenho um, mas eu quero aprender mais e mais”, descreveu. A pintora é mãe de seis filhas, três biológicas, duas adotadas e uma bebê de três meses em processo de adoção.

A participante Dulce Nascimento foi aluna do projeto do governo do Distrito Federal, Renova-DF. Ela falou que aprendeu de tudo um pouco, mas quer colocar em prática. “O meu sonho é entrar para trabalhar na área de construção civil para mostrar o que eu aprendi no projeto”, discorreu.

A gerente de planos de trabalho e ação da Casa da Mulher Brasileira, Jéssica Araújo, apontou que o setor da construção civil é de grande importância na capital. “É uma área ampla, que está crescendo muito no Distrito Federal e tem uma grande importância”, pontuou. Ela ainda ressaltou que, apesar de ter a maior parte dos trabalhadores homens, as mulheres também podem ser inseridas na área.

A Casa da Mulher Brasileira pretende realizar mais encontros para debater o dia a dia da construção civil com o público feminino. Em breve, divulgaremos!

As fotos do evento podem ser acessadas no álbum do Flickr: clique aqui.