Sinduscon-DF e IPEDF lançam a 5ª Edição do Boletim Econômico da Construção Civil

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), em colaboração com o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), apresenta nesta quarta-feira (16), a 5ª edição do Boletim Econômico da Construção Civil. O documento reúne os dados mais significativos do setor da construção civil no Distrito Federal, incluindo as características da atividade econômica, variações de preços, evolução nas contratações e outros indicadores relevantes.

No mês de junho, observou-se uma queda tanto em nível nacional quanto no Distrito Federal no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em comparação com o mês anterior.

A economista do Sinduscon-DF, Gabriela Martins, destaca: “Com base nos dados do IPCA nacional, os materiais de eletricidade apresentaram a maior variação nos preços na cesta de reparos (+1,11%), enquanto os revestimentos de piso e parede tiveram a maior queda (-1,49%)”.

O Custo Unitário Básico (CUB) acumulou uma variação de 8,54% nos últimos 12 meses, cifra superior à constatada no INPC (2,55%) e IPCA nacional (3,24%), alcançando o valor de R$2.027,04. “Essa elevação acentuada dos custos da construção está diretamente relacionada à mão de obra”, explica a economista.

Ao mesmo tempo, a taxa SELIC experimentou uma redução de 0,5 ponto percentual, chegando ao patamar de 13,25% ao ano. “Esse dado é um indicador importante para a construção, considerando a demanda robusta do setor por crédito, seja nas vendas ou no processo produtivo”, enfatiza Gabriela.

Outro ponto de destaque é o mercado de trabalho: no mês de junho, o segmento da construção civil no DF gerou um saldo positivo de 637 empregos formais. Nos últimos 12 meses, houve um aumento de 9,92% nos postos de trabalho formais do setor na região.

“O resultado positivo ressalta a tendência de expansão nas contratações formais na construção civil”, esclarece Gabriela. Os dados também indicam que a maioria dos empregados é composta por homens, com formação de ensino médio completo e com idades entre 18 e 24 anos.

Estes e outros dados detalhados podem ser acessados integralmente no site do Sinduscon-DF. Clique aqui!