Sinduscon-DF e Concreta lançam o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Lucas Junqueira

Na última quarta-feira (26), o Sinduscon-DF realizou transmissão ao vivo do ‘’Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Canteiro legal e lucrativo’’. O evento – que contou com a presença de mais de 100 pessoas –  consolidou o convênio firmado com a Concreta, empresa júnior da Universidade de Brasília (UnB), que garantirá a elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRCC) nas obras.

Durante a mesa de abertura, o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, enfatizou a importância da parceria com a empresa júnior para uma mudança de cultura na indústria da construção civil. ‘’Acreditamos nisso e vemos como a redenção do nosso setor. Temos que nos tornar exemplo nessa questão dos resíduos sólidos’’, concluiu.

Cristiano Mangueira, secretário de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) discorreu sobre o trabalho realizado pelo órgão. Segundo ele, a secretaria, através de seus instrumentos, está preparada para colocar em prática o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil.

Mangueira acredita que a destinação adequada de resíduos pode promover o crescimento sócio econômico em harmonia com o meio ambiente. ‘Deveríamos chamar de resíduos ricos. Temos ouro na mão se bem administrarmos’’, enfatizou.

Aldo Vieira César Fernandes, subsecretário de Acompanhamento Ambiental e Políticas de Saneamento (SUAPS) da Secretaria de Obras apontou que todo o arcabouço técnico e legal do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRCC) no Distrito Federal evoluiu a partir de legislações. A nível nacional, citou a Lei 12.305/2010 – que instituiu o plano nacional de resíduos sólidos -, e a nível distrital, a Lei 4704/2011 – que instituiu a gestão integrada de resíduos da construção civil e de resíduos volumosos.

Na oportunidade, Aldo também citou que foi elaborada uma portaria que exigirá de vencedores de licitações que tenham o PGRCC. ‘’Isso não era exigido anteriormente e agora será algo corrigido desde o início – na fase dos termos de referências – para que esse lapso não ocorra mais’’, completou.

Para Thulio Cunha Moraes, secretário-geral (SEGER) do Ibram, a iniciativa do Sinduscon-DF deixa clara a preocupação da entidade com os resíduos sólidos – principalmente da construção civil – no Distrito Federal. ‘’Nos colocamos à disposição para transformar a capital em uma vitrine. O sindicato tem uma atuação forte e, juntos, conseguiremos ser uma vanguarda na gestão de resíduos sólidos”, complementou.

O secretário-geral do Ibram também discorreu sobre o trabalho do instituto; e sobre as disposições em relação à destinação de resíduos sólidos e os órgãos administrativos do DF responsáveis por cada etapa do processo. ‘’Existe um princípio básico muito claro que devermos nos ater: a cooperação entre sociedade civil e poder público’’, alegou.

Sobre legislações, Moraes indicou que ainda são enfrentadas dificuldades na implementação do PGRCC: no aspecto ambiental, as unidades de conservação sofrem com o despejo irregular de resíduos de diferentes natureza e no âmbito do licenciamento, há um empenho para que o órgão licenciador se atenha especificamente aos parâmetros ambientais das atividades.

Com a palavra, Luciano Dantas, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sinduscon-DF falou sobre o progresso no plano distrital de gerenciamento de resíduos sólidos após uma série de implementações pontuais do governo, como por exemplo, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

O dirigente também destacou a importância do PGRCC e que empresas deverão aplicá-lo em seus canteiros. ‘’Não poderá mais ser um papel para evitar multa. Empresas terão que fazer um diagnóstico de seus resíduos, destinar metas e trabalhar suas ações’’, concluiu.

Em seguida, o evento seguiu com o detalhamento da parceria do Sinduscon-DF e Concreta. Clique aqui e conheça todos os detalhes!

Assista o evento na íntegra!