Sindicato da Indústria da Construção Civil recebeu presidente da agência e ressaltou relevância das ações realizadas
Comunicação Sinduscon-DF
Em reunião de diretoria, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) destacou, nesta terça-feira (21/10), a importância dos trabalhos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), com centenas de ações realizadas de 2019 a 2025. Os representantes do setor, no entanto, alertaram para a permanência das ocupações ilegais, que acabam pressionando o governo a promover a regularização fundiária.
Desde 2019, segundo a Terracap, foram regularizados 3.969 lotes em quatro projetos e outros 25.915 lotes de mais quatro projetos de regularização estão em andamento. No mesmo período, a agência registrou apenas 319 lotes de cinco projetos urbanísticos criados conforme a legislação, além de estar em processo de registro de 3.468 lotes de 10 projetos planejados.
Os dados foram apresentados pelo presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, ao presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Cleber Valadão Júnior, e aos associados ao sindicato, na sede da entidade. O líder do setor da construção civil destacou a confiança no trabalho da Terracap, mas ressaltou a necessidade de combate à ilegalidade.














Fotos: Sinduscon-DF/Divulgação
O presidente do Sinduscon-DF observou que o total de lotes regularizados e em processo de regularização (29.884) é cerca de 7,4 vezes maior que o número de lotes de projetos urbanísticos registrados ou em processo de registro (3.787), evidenciando o desequilíbrio entre a regularização de ocupações e o avanço do planejamento urbano formal.
“Isso demonstra o quanto a nossa cidade tem crescido de forma desordenada, ilegal e irresponsável, por mais q tenhamos observado avanços no DF. É preciso, também, uma mudança de cultura, com campanhas educativas para a valorização do planejamento urbano”, pontuou. Ele também destacou a importância de o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) ser adotado como forte instrumento de combate à ilegalidade.
• Assista! Do Sonho ao Concreto
• Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF
• Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF
O presidente da Ademi-DF, Celestino Fracon Júnior, que também esteve na reunião, reforçou a importância do combate à ocupação ilegal. “É fundamental que a Terracap continue desenvolvendo novas áreas regulares, com possibilidade de comercialização de todos os tipos de empreendimentos. Essa é a forma mais eficiente para combatermos a irregularidade no DF. Quando falamos de planejamento urbano, estamos falando de projetos desenvolvidos com preocupação social e ambiental, assim como de mobilidade, educação e saúde. Todos ganham”, enfatizou.
O Sinduscon-DF destacou o compromisso junto à Terracap de contribuir tecnicamente para a elaboração de projetos que ofereçam cada vez mais qualidade de vida para a população, de forma legal, responsável e comprometida com o meio ambiente.
Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais
