Sinduscon-DF defende áreas legais para desenvolvimento do Distrito Federal, em reunião com Terracap

Foto: Sinduscon-DF/Divulgação
TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Sindicato da Indústria da Construção Civil recebeu presidente da agência e ressaltou relevância das ações realizadas

Comunicação Sinduscon-DF

Em reunião de diretoria, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) destacou, nesta terça-feira (21/10), a importância dos trabalhos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), com centenas de ações realizadas de 2019 a 2025. Os representantes do setor, no entanto, alertaram para a permanência das ocupações ilegais, que acabam pressionando o governo a promover a regularização fundiária.

Desde 2019, segundo a Terracap, foram regularizados 3.969 lotes em quatro projetos e outros 25.915 lotes de mais quatro projetos de regularização estão em andamento. No mesmo período, a agência registrou apenas 319 lotes de cinco projetos urbanísticos criados conforme a legislação, além de estar em processo de registro de 3.468 lotes de 10 projetos planejados.

Os dados foram apresentados pelo presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, ao presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Cleber Valadão Júnior, e aos associados ao sindicato, na sede da entidade. O líder do setor da construção civil destacou a confiança no trabalho da Terracap, mas ressaltou a necessidade de combate à ilegalidade.

reuniao com terracap (2)
reuniao com terracap (1)
reuniao com terracap (3)
reuniao com terracap (4v2)
reuniao com terracap (5)
reuniao com terracap (6)
reuniao com terracap (7)
previous arrow
next arrow
reuniao com terracap (2)
reuniao com terracap (1)
reuniao com terracap (3)
reuniao com terracap (4v2)
reuniao com terracap (5)
reuniao com terracap (6)
reuniao com terracap (7)
previous arrow
next arrow

Fotos: Sinduscon-DF/Divulgação

O presidente do Sinduscon-DF observou que o total de lotes regularizados e em processo de regularização (29.884) é cerca de 7,4 vezes maior que o número de lotes de projetos urbanísticos registrados ou em processo de registro (3.787), evidenciando o desequilíbrio entre a regularização de ocupações e o avanço do planejamento urbano formal.

 “Isso demonstra o quanto a nossa cidade tem crescido de forma desordenada, ilegal e irresponsável, por mais q tenhamos observado avanços no DF. É preciso, também, uma mudança de cultura, com campanhas educativas para a valorização do planejamento urbano”, pontuou. Ele também destacou a importância de o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) ser adotado como forte instrumento de combate à ilegalidade.

• Assista! Do Sonho ao Concreto

• Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

• Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

O presidente da Ademi-DF, Celestino Fracon Júnior, que também esteve na reunião, reforçou a importância do combate à ocupação ilegal. “É fundamental que a Terracap continue desenvolvendo novas áreas regulares, com possibilidade de comercialização de todos os tipos de empreendimentos. Essa é a forma mais eficiente para combatermos a irregularidade no DF. Quando falamos de planejamento urbano, estamos falando de projetos desenvolvidos com preocupação social e ambiental, assim como de mobilidade, educação e saúde. Todos ganham”, enfatizou.

O Sinduscon-DF destacou o compromisso junto à Terracap de contribuir tecnicamente para a elaboração de projetos que ofereçam cada vez mais qualidade de vida para a população, de forma legal, responsável e comprometida com o meio ambiente.

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais

> Instagram

> Facebook

> Linkedin

> X

> Flickr

> Youtube