­

Sinduscon-DF debate desafios da emergência climática na 5ª Conferência do Meio Ambiente

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Diretora diz que empresas com certificações sustentáveis colaboram com redução de carbono

Comunicação Sinduscon-DF*

Com a participação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) na comissão organizadora, a 5ª Conferência do Meio Ambiente das Regiões Administrativas do Distrito Federal está marcada para o dia 24 deste mês, das 13h às 19h, de forma online.

O evento é uma etapa preparatória para a Conferência Distrital do Meio Ambiente, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, em formato presencial. A conferência visa incentivar a ampla participação popular na criação de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger os delegados que representarão o DF na etapa distrital.

> Assista! Do Sonho ao Concreto

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

A vice-presidente do Sinduscon-DF e diretora de ações institucionais sociais e comunitárias do sindicato, Helena Mazzaro Peres de Saboya Rocha Miranda, e o coordenador da Comissão de Energias Renováveis da entidade, Mateus Alves de Sordi, foram listados na relação de representantes da comissão organizadora do evento. A presidência da Conferência Distrital do Meio Ambiente será exercida pelo secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, Gutemberg Gomes.

“É muito importante a participação de todas as comunidades do Distrito Federal”, ressalta Helena. “O uso de materiais de construção com menor impacto ambiental e a industrialização são uma forma eficiente para reduzir as emissões de carbono durante o processo construtivo”, destaca ela.

O Distrito Federal possui uma configuração administrativa única, pois não é Estado nem possui municípios. Para a conferência distrital, as regiões administrativas (Ras) serão organizadas em blocos, levando em conta o nível de maturidade de cada uma. Assim, garante-se que as propostas contemplem as diferentes realidades e necessidades locais.

A mobilização para as conferências regionais conta com o apoio do governo federal e de entidades como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que integram a comissão organizadora da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).

Sobre a conferência

Durante a conferência, os participantes terão a oportunidade de apresentar propostas para combater os fatores que contribuem para a emergência climática, dentro dos cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: Mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática e transformação ecológica, além de governança e educação ambiental.

Qualquer pessoa brasileira com mais de 16 anos pode participar da conferência e votar nos delegados. No caso do Distrito Federal, as propostas priorizadas serão enviadas à comissão organizadora distrital e incluídas no caderno de propostas, que será debatido na conferência distrital. As RAs participantes das conferências também poderão influenciar as políticas distrital, estaduais e nacionais de meio ambiente.

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF)

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais

> Instagram

> Facebook

> Linkedin

> X

> Flickr

> Youtube

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?