Agência CBIC
O Serviço Social da Construção do Distrito Federal (Seconci-DF) realizou 14.228 atendimentos odontológicos em 2022, reforçando a preocupação do setor da construção civil e dos trabalhadores no trato e cuidado com a saúde bucal.
A previsão é de que, após as restrições causadas pela pandemia, esses números continuem aumentando e assim mais pessoas possam ter acesso ao atendimento que é ofertado ao setor da construção. “Nosso trabalho é incentivar o trabalhador para que ele passe a cuidar da sua saúde bucal. Além disso, reforçamos junto às empresas que deem essa atenção e cuidado para que o trabalhador possa utilizar esse atendimento e, consequentemente, os empresários promoverão a responsabilidade social”, explica a gerente de odontologia do Seconci, Mára Lúcia Campos.
O serviço é realizado nas unidades fixas, no Núcleo Bandeirante e Asa Norte, e nos trailers que ficam nos canteiros de obras.
O trabalho do Seconci na área odontológica existe desde o início da entidade, há 35 anos. No somatório total, já foram realizados cerca de um 1,3 milhão de atendimentos aos trabalhadores da construção civil nas seguintes especialidades e serviços:
- Palestras sobre saúde bucal (técnica de escovação, uso do fio dental, dieta alimentar, prevenção ao câncer bucal);
- Exame para verificação de lesões intraorais e câncer bucal;
- Profilaxia;
- Aplicação Tópica de Flúor;
- Dentística (restaurações);
- Exodontia (extração);
- Endodontia (canal);
- Prótese Dental.SER
Os trabalhadores que ainda não utilizam a odontologia do Seconci podem realizar o pré-agendamento por meio da empresa onde trabalha ou diretamente pelo site.
(Com informações do Seconci-DF)