Secretaria da Mulher do DF realiza primeira palestra em canteiro de obra

A primeira ação, fruto do convênio do Sinduscon-DF com a Secretaria da Mulher do DF, foi realizada na última terça-feira (24), no canteiro de obras da empresa JC Peres.

Larissa Oliveira é a engenheira da obra e compartilhou que sua experiência como mulher no canteiro é positiva. “No primeiro momento fiquei insegura, mas aqui sou respeitada, eles acatam todas as informações que passo. É uma troca bacana!”, avaliou.

A vice-presidente do Sinduscon-DF, Mirelle Corrêa, reforçou que os canteiros estão abertos para as mulheres e o objetivo da entidade é trabalhar para que a presença feminina aumente cada vez mais.

A palestra do dia foi ministrada pela gerente de planos de trabalho e ação da Secretaria da Mulher, Luene Garcia. “Quando fazemos palestras como essas, principalmente direcionadas aos homens, buscamos mostrar a importância do engajamento deles na luta contra a violência doméstica contra a mulher”, explicou.

Luene destacou que, muitas vezes, as pessoas pensam que somente as mulheres precisam participar, mas que esta é uma luta da sociedade de maneira geral. “Nossa parceria busca levar aos trabalhadores da construção civil uma reflexão sobre o assunto e como eles podem ser responsáveis e fazer com o que isso não aconteça mais”, finalizou.

A vice-presidente do Sinduscon-DF e presidente do Conselho de Gestão da JC Peres, destacou que as mulheres representam apenas 10% do total de trabalhadores da construção civil. “É importante empoderar a sociedade por meio de conhecimento, de forma a contribuir para um mercado de trabalho com mais equidade”, destacou.