Reunião do GT Norma de Desempenho do Sinduscon-DF bate recorde de público

N

09/09/2020Lucas Junqueira

Na última terça-feira (8), o Grupo de Trabalho Norma de Desempenho do Sinduscon-DF realizou sua primeira reunião virtual com recorde de público. No total, mais de 145 pessoas prestigiaram o encontro, que contou com palestra do professor doutor, arquiteto e sócio-diretor do Instituto de Arquitetura e Conforto (IAC), Leônidas Albano. Propostas para a NBR 15.575/2013 e metodologia para avaliação do desempenho térmico de edificações residenciais com foco em fachadas foram os temas do debate.

No início, Leônidas Albano realizou uma revisão geral sobre a norma e a estrutura do estabelecimento de desempenho. O palestrante explicou o passo a passo de exigências, procedimentos, critérios e variáveis.

Em seguida, tratou sobre a avaliação simplificada, onde abordou pontos como a transmitância e capacidade térmica, percentual para abertura para ventilação, destacando a possibilidade de realizar análise de desempenho por equivalência. Também explicou sobre a importante mudança no procedimento de simulação computacional, discorrendo sobre as etapas e o método desta avaliação, além de pontos como a carga térmica total e percentual de horas ocupadas da unidade habitacional dentro da faixa de temperatura operativa. Para exemplificar seus conteúdos, analisou casos de edificações unifamiliares em cinco cidades do Brasil

O arquiteto Leônidas Albano avalia que o apoio do Sinduscon-DF frente as temáticas discutidas contribui com o mercado pós-pandemia de forma técnica e social. ‘’Todo o trabalho de formação, difusão e conscientização é muito importante. Você dá resposta ao tempo vigente para que profissionais continuem o que estão habilitados a praticar, além de permitir que mantenham suas empresas e que se sobressaiam no mercado’’, ressaltou.

Cândida Maciel, diretora comercial da associada ao Sinduscon-DF, Síntese Acústica Arquitetônica, e coordenadora do GT, comentou que a revisão da norma será de grande valia para o setor da construção civil. ‘Teremos informações mais precisas de procedimentos, resultados e, também, maior segurança jurídica’, completou.

Ela ainda afirmou que o estabelecimento do GT Norma de Desempenho é de extrema importância para a sociedade. ‘’Ter esse trabalho realizado com a posição do sindicato como base de informações e conhecimento é fantástico’’, acrescentou.

Para informações sobre a próxima reunião e mais detalhes sobre como participar, entre em contato pelo número (61) 3234-8310, ramal 205, ou pelo e-mail dimat@sinduscondf.org.br.

NBR 15.575/2013

A Norma de Desempenho NBR 15.575/2013 tem como objetivo atender às necessidades de usuários durante uma construção, elevar o nível técnico das obras nacionais e, a partir da avaliação de níveis de desempenho de edificações habitacionais, contribuir para avanços no setor.

Quer saber mais detalhes? Conheça a biblioteca virtual, criada pela CBIC com apoio do Sinduscon-DF, sobre a Norma de Desempenho. Clique aqui para acessá-la.