Reunião da Dimat debate atualizações da norma de desempenho de 2021 na parte de acústica

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Carolina Araújo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Na sexta-feira (25), ocorreu a primeira reunião da Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) do ano. A atualização da norma de desempenho de 2021 na parte de acústica foi apresentada pela diretora do Sinduscon-DF, Cândida Maciel.

“É a primeira reunião da Dimat que vamos fazer neste ano e achamos por bem ser em formato híbrido, presencial e online”, comentou o diretor Renato Cortopassi, frisando que os eventos serão sempre às últimas sextas-feiras de cada mês.

Com a palavra, Cândida apresentou brevemente a empresa em que trabalha e falou que a norma de desempenho revisada já é um requisito. “A exigência dessa revisão da norma já entra em vigor para os projetos protocolados a partir deste mês”, falou.

Ela disse que o objetivo da apresentação é mostrar os pontos da atualização, algo que considera muito importante para todas os regulamentos da construção civil, e que a norma é para projetos protocolados a partir da data da publicação num prazo de 180 dias após a mesma.

Cândida acredita que a norma de desempenho continuará com revisões ao longo de vários anos. “Sempre estarão em discussão as melhorias, maturidade, mais dados, informações, para que ela possa sempre avançar. Isso é ótimo!”, exaltou.

Após a apresentação, o debate foi aberto para perguntas e uma delas foi sobre os critérios usados na geração dos resultados relacionados aos índices de ruídos externos. Cândida respondeu que para se estudar o mapa de ruídos, existe um software específico. “Temos um programa onde é analisada a curva de nível, as fontes sonoras, tanto as pontuais como as lineares. As pontuais são, por exemplo, as indústrias, e as lineares uma avenida. A gente faz a calibração sonora, medições durante o dia e a noite, para depois verificar, no software, se o resultado está batendo e com isso eu consigo fazer a simulação na edificação. São vários processos para se chegar ao resultado”, explicou.

A reunião contou com a presença de cerca de 30 expectadores online, além do diretor da Dimat, Renato Cortopassi e do diretor-suplente, Fernando Crosara, e outros participantes na modalidade presencial.

O evento pode ser assistido na íntegra no canal do YouTube do Sinduscon-DF. Clique aqui.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?