Iniciativa é do Sinduscon-DF e da Sejus-DF, com execução das aulas pelo Senai
Comunicação Sinduscon-DF*
Duas turmas do projeto Rejunte é com Elas, com total de 23 mulheres em situação de vulnerabilidade, se formaram no ano de 2024. A iniciativa é do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) e da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, com execução das aulas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).
As alunas tiveram 40 horas de aulas no curso de Iniciação Profissional em Rejuntamento de Revestimentos e Limpeza Pós-Obra no Núcleo Direito Delas. A primeira turma, com 10 mulheres, se formou em cerimônia no Paranoá, no dia 11 de novembro do ano passado. A segunda solenidade foi realizada, dois dias depois, para certificar outras 13 alunas, no Recanto das Emas.
• Assista! Do Sonho ao Concreto
• Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF
• Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF
Durante a formação, as mulheres tiveram a oportunidade de aprender sobre os tipos de rejuntes existentes e suas funções, além de receber dicas de como realizar o preparo e a aplicação desses materiais na obra.
Convivência
Uma aluna de 45 anos, que pediu para não ter o nome divulgado, atua em home care e vê no curso uma oportunidade de migrar para uma nova trajetória profissional. “Eu tenho interesse pela área de construção civil, já fiz também o curso de Pedreiro de Alvenaria do Senai. Vi nesse curso uma oportunidade de ter um novo mercado de trabalho. Ali também não era só sobre construção, mas, sim, aprendizado e convívio”, avalia.
Estiveram na cerimônia de formatura a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a vice-presidente do Sinduscon-DF Tereza Christina Cavalcanti, e a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva.
































“O Rejunte é com Elas visa incentivar a autoestima das mulheres e reforçar que elas têm capacidade laboral para atuarem na construção civil, setor que é responsável por 53% do PIB da indústria do Distrito Federal e capaz de continuar avançando com equidade de gênero”, afirmou Tereza.
Na avaliação da secretária da Sejus, o projeto estimula o desenvolvimento econômico feminino e promove a equidade de gênero em todas as áreas de atuação.
A vice-presidente do Sinduscon-DF também destacou que as formandas terão a oportunidade de buscar um emprego nas empresas do setor da construção civil. “Vocês estão de parabéns. Eu sei o quanto é difícil participar, deixar o seu lar e lutar por uma profissão”, disse Tereza.
Para a gerente executiva de Educação do Senai-DF, a formação contribui para quebrar o mito de que mulheres não têm espaço nas obras. “É a oportunidade de conhecer uma ocupação profissional que, comumente, é ocupada pelos homens. Temos visto a participação cada vez mais ativa das mulheres. As mulheres são mais atentas aos detalhes, principalmente no que se refere a acabamento, e esse é um dos requisitos que as empresas têm procurado cada vez mais”, explicou Valéria.
A iniciativa
O Rejunte é com Elas é uma iniciativa realizada conjuntamente dentro do Direito Delas, programa criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania para atender a mulheres em situação de violência e seus familiares, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e vítimas de crimes contra a pessoa idosa.
*Com informações do Senai-DF
Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais
