Agência CBIC
O Radar Trabalhista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 25 a 29 de janeiro destaca que o Brasil encerrou 2020 com saldo positivo na geração de empregos formais. Segundo dados do Ministério da Economia, o resultado de -67.906 vagas no saldo de empregos de dezembro de 2020 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) é mais um indício da recuperação acima das expectativas da economia brasileira. Isso porque o saldo do mês, devido à sazonalidade, é tradicionalmente negativo, muito superior, por exemplo, ao encontrado no mês de dezembro em outros anos. Em dezembro de 2019, por exemplo, foram fechadas 307.311 vagas. Trata-se do melhor saldo desde 1995.
Além desse destaque semanal, o Radar Trabalhista CBIC nº 0183 traz uma seleção de decisões publicadas por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho. Dentre elas, a realização nesta segunda (1º) da sessão solene de Abertura do Ano Judiciário de 2021.
Em formato híbrido, a sessão foi conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.
O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista.