Primeiro encontro do projeto Integridade Sinduscon-DF debate regularização fundiária e crescimento ordenado

Carolina Araújo

O projeto Integridade Sinduscon estreou na última terça-feira (21) com o tema: “Regularização fundiária e crescimento ordenado”. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do sindicato.

A live contou com a presença do presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos; do professor associado do Instituto de Ciência Política da UnB, Lucio Rennó; e do diretor imobiliário da Codhab, Marcus Palomo, como convidados. A mediadora foi a presidente do Conselho de Ética do Sinduscon-DF, Helena Peres.

Na abertura, Helena explicou sobre a iniciativa. “A gente vem trabalhando a integridade dentro do Sinduscon. Criamos um comitê e temos alguns relatos que são colocados nas reuniões de diretoria e um deles é justamente esse que estamos trabalhando hoje que é a cultura da irregularidade e suas consequências”, explicou.

Com a palavra, Dionyzio Klavdianos destacou que o debate sobre ocupações irregulares tem sido recorrente nas reuniões de diretoria do Sinduscon-DF. Em busca de soluções, o sindicato está promovendo debates e pretende apresentar ao governo propostas de ações efetivas para sanar o problema.

Marcus Palomo ressaltou que a questão é um problema histórico. “Brasília é uma cidade que nasce a partir de uma desapropriação de terras, que se tornam muito caras. E as pessoas começam a ocupar espaços públicos ou particulares de modo irregular”, descreveu.

Lucio Rennó relatou que é preciso buscar alternativas para ocupações legais. “Regularização fundiária é necessária quando já existe o fato consumado. Há uma ocupação ilegal de uma propriedade, pública ou privada, e ela faz com que o Estado se coloque na situação de encontrar mecanismos para regularizar a situação”, explicou.

O debate foi aberto a perguntas. Dentre elas, se a inadimplência do Estado poderia ser a causa para a cultura permissiva em que vivemos, onde construções irregulares e ocupações ilegais são de certa forma aceitos pela sociedade.

O próximo encontro do projeto Integridade Sinduscon-DF será no dia 28 de setembro. O tema a ser debatido é: “Impacto das construções irregulares”.

Assista ao vídeo da primeira transmissão na íntegra: https://bit.ly/2XGmxtL