Presidente do Sinduscon-DF explica por que empresas devem usar metodologia BIM

Modelagem da informação da construção aumenta eficiência na construção civil

Comunicação Sinduscon-DF*

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Cléber Valadão Júnior, destacou a importância do BIM (Building Information Modeling), como é conhecida a modelagem da informação da construção. Ela integra tecnologias e processos inteligentes às fases de uma obra, permitindo que todo o seu ciclo de vida seja mapeado e acompanhado em tempo real, aumentando a eficiência, a precisão e confiabilidade.

“O BIM não é o futuro da construção civil, é o presente. Uma ferramenta importantíssima que já está sendo utilizada pelas empresas mais importantes do nosso mercado”, afirmou o presidente do Sinduscon-DF. O sindicato é membro do BIM Fórum Brasil — associação sem fins lucrativos que reúne agentes da cadeia produtiva da construção civil para a disseminação do conceito da tecnologia BIM no setor.

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

O líder sindical ressaltou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF) tem ferramentas importantíssimas que podem auxiliar as empresas a entrar e a se aperfeiçoar no universo do BIM, o que, segundo ele, é fundamental. “Hoje, pode ter alguma empresa que ainda não fez isso, mas com certeza no futuro não terá nenhuma, e quem ficar de fora vai ficar para trás”, alertou, em reportagem publicada no site do Senai-DF.

O BIM ajuda a profissionais a não serem surpreendidos por contratempos, durante a execução de uma obra, como uma viga no local onde foi planejada uma passagem hidráulica, ou que há várias luminárias pensadas para pontos onde também foram programadas saídas de ar-condicionado. São problemas que podem ser evitados por meio da adoção da metodologia BIM.

> “Extrema importância”, diz vice-presidente do Sinduscon-DF sobre novo manual do BIM

> Lula assina decreto sobre estratégia do BIM, crucial para modernizar construção

“O BIM possibilita maior previsibilidade orçamentária, de planejamento e de execução de obra e permite que os colaboradores antecipem possíveis falhas de projeto por falta de compatibilização”, explica a gerente de Tecnologias Industriais do Senai-DF, Kallinny Dutra, na reportagem. “Um duto de ar-condicionado não pode estar no mesmo lugar que um pilar, e muitas das vezes situações como essa só são percebidas na execução da obra, o que impacta diretamente o custo e o tempo”, exemplifica.

CONSULTORIAS BIM

O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do DF (ISTCC-DF) oferece a escritórios de projetos, construtoras, incorporadoras, órgãos públicos e fabricantes três consultorias sobre a metodologia BIM.

Os serviços são focados na implementação da metodologia para empresas e órgãos públicos, no apoio desde a elaboração de projetos até a execução de obras com BIM e no auxílio a empresas que já iniciaram a implementação da metodologia, mas não têm conhecimento para gerenciar todas as etapas de elaboração do modelo.

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais

> Flickr

*Com informações do portal de notícias do Senai-DF