Presidente do BRB apresenta proposta para construção de hospitais modulares no DF

Panorama do Coronavírus no DF, com projeção dos casos, necessidade de novos leitos e como será a construção dos hospitais modulares. Estes foram os principais pontos apresentados pelo presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, durante Reunião de Diretoria do Sinduscon-DF desta terça-feira (16).

Diante do aumento de casos da Covid-19 no Distrito Federal, Paulo Henrique Costa acredita que enquanto não há vacinas para todos, é preciso manter os esclarecimentos junto à população e fortalecer a estrutura do sistema público de saúde para lidar com os casos enfrentados no dia a dia. “Uma solução importante para ampliação rápida da estrutura é a construção de hospitais”, afirmou o presidente do BRB.

Segundo Paulo Henrique Costa, para suprir a necessidade de leitos hospitalares, existem quatro soluções: remanejamento de leitos mais simples para leitos de UTI ou semi-intensiva; abertura de novos leitos na rede privada e disponibilização para o sistema público; construção de hospitais de campanha; e construção de hospitais modulares.

Para Paulo Henrique, é importante investir em algo que seja tangível e ajude a transformar a realidade de maneira definitiva. Por isso, a proposta do banco é a construção de um hospital modular, que se acopla a uma estrutura hospitalar existente e é permanente. “Essa ação supre a necessidade de uma construção e geração de leitos rápida e ao mesmo tempo é uma entrega relevante para a sociedade”, destacou.

A proposta inicial é a construção de um hospital modular em Samambaia, mas o presidente do BRB destaca que já está sendo avaliada a construção também no Paranoá. Essas obras serão realizadas por meio de um consórcio privado de empresas.

Cada hospital tem o custo total de R$ 14,5 milhões, englobando 102 leitos – que contemplam enfermaria e leitos para UTI Covid; estrutura elétrica e hidráulica e de gases suficiente e adequada para suportar a questão do coronavírus, além do mobiliário.

“Acreditamos que temos a oportunidade nas mãos de fazer a diferença e construir um legado. Esses hospitais vão ficar e transformar a rede pública no DF. Vamos poder contar em vidas salvas a consequência da nossa atuação aqui”, completou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

O BRB comprometeu-se a auditar todo o trabalho, para garantir segurança, tranquilidade e credibilidade em relação a todo esse processo.

Clique aqui e acesse mais detalhes da proposta.