Preservação de patrimônio em concreto é tema de Jornada Científica em Brasília

O Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Comitês Brasil e França, com apoio do Sinduscon-DF e da Universidade de Brasília (UnB), realiza a Jornada Científica Icomos França-Brasil. Este ano, o tema será “Troca de experiências em manutenção e restauração de patrimônio construído em concreto”.

O evento debaterá a manutenção e restauração de edifícios de concreto do patrimônio cultural de Brasília. A intervenção física no concreto e a gestão do Conjunto Urbanístico da capital federal serão os dois principais temas.

A jornada trará oficinas, seminários e, ainda, o Salão do Patrimônio, uma atividade aberta ao público, com exposição, mesa-redonda e exibição de vídeos institucionais, com vistas ao intercâmbio entre empresas do ramo da construção civil, artesãos, organizações de categorias profissionais, profissionais do patrimônio e proprietários de edifícios.

Confira a programação:

22 e 23 de maio – Oficinas práticas Icomos-Sirchal-UnB.

Oficina 1: Desafios e potencialidades da gestão da conservação do patrimônio edificado de Brasília.

Oficina 2: Diagnóstico e avaliação do estado de conservação do patrimônio construído em concreto de Brasília.

O objetivo é construir um programa de ações exequíveis prioritárias relacionadas aos temas tratados. Serão expostas ferramentas técnicas que inspirem o enfrentamento dos desafios presentes e, a partir da interação entre os diversos agentes envolvidos, será construída a pauta de ações. Constituem atividade de extensão da Universidade de Brasília.

24 e 25 de maio – Seminários/ Salão do Patrimônio

Palestras e debates com profissionais franceses e brasileiros sobre a restauração de edifícios patrimoniais de concreto.

Tema 1. História do uso do concreto em edifícios

Tema 2. Conservação, restauro e valorização do concreto patrimonial

Tema 3. Restauração de edifícios de concreto armado

Tema 4. Pesquisa e conservação de tectônicas do concreto armado

Como participar?

As inscrições estão abertas pelo site Even3 e os associados do Sinduscon-DF têm desconto nos ingressos, que custam apenas R$ 50 para participação no seminário e salão do patrimônio.

Confira todos os detalhes e se inscreva pelo link.

Serviço:
Jornadas Científicas Icomos França-Brasil