O mercado imobiliário do Distrito Federal vendeu mais imóveis novos em abril de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) mostram o segmento aquecido com a comercialização de 423 unidades, o que representa um aumento superior a 25% sobre o registrado no ano anterior. Em abril de 202, foram vendidos 334 imóveis novos. Neste ano, o IVV alcançou 6,3% em abril, mantendo o desempenho positivo do setor. A oferta de imóveis novos acumula 6.757 unidades.
O vice-presidente da Indústria Imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), João Carlos de Siqueira Lopes, analisa que o aumento da oferta de imóveis em 2023 tinha como expectativa a melhora do mercado em função da anunciada redução da taxa de juros. “Isso foi evidenciado no movimento de venda crescente deste início de ano, com volume de venda maior e redução do estoque de unidades”, explica.
> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF
> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF
De acordo com Lopes, o estoque atual de imóveis está bem equilibrado com a demanda, o que, segundo ele, possibilita o setor continuar com oportunidades de lançamento de novos empreendimentos. “Também seguimos com aumento de vendas e lançamentos no mercado de baixa renda, segmento fundamental para o setor e para redução do déficit habitacional”, ressalta.
“É importante salientar que houve um significativo aumento na oferta no segundo semestre de 2023, o que demonstra a confiança dos incorporadores no mercado. E essa confiança foi confirmada com a elevação das vendas”, avalia o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Roberto Botelho. “Nossa expectativa é que o mercado siga aquecido em 2024”, acrescenta.
TERMÔMETRO DO MERCADO
Iniciativa conjunta da Ademi-DF com o Sinduscon-DF, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas é realizada pelo Opinião Informação Estratégica, com apoio da regional no DF do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF):
- O Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal, funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.
- Um Índice de Velocidade de Vendas mensal de até 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo: quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.
- Criada há sete anos, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.
Segundo a pesquisa, em abril foi registrado o lançamento de dois novos empreendimentos. As regiões com maior volume de vendas no período foram Águas Claras, com 112 unidades; Noroeste, com 68 unidades; e Ceilândia, com 45 unidades. A pesquisa aponta, ainda, que 91% dos imóveis comercializados em abril estão em obra.
“A pesquisa mostra que os diversos segmentos do mercado estão respondendo de forma positiva, movimentando o DF. Momentos de juro baixo são os melhores para aquisição da casa própria ou mesmo para o investimento em imóveis”, destaca Botelho. Na sua avaliação, a tendência é que o aquecimento do setor se mantenha ao longo de 2024, com a redução da oferta e a recomposição do estoque ao longo do ano.
Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais