Sinduscon-DF informa que estoque de apartamentos reduziu, trazendo perspectiva de novos lançamentos para o segundo semestre
Comunicação Sinduscon-DF
O mercado imobiliário manteve trajetória estável durante o mês de junho, fechando o primeiro semestre de 2024 com resultado positivo. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) registram a venda de 445 unidades e o lançamento de dois novos empreendimentos no período. O movimento do setor levou o IVV à marca de 7,2%, reforçando a expectativa positiva de empresários do setor. Em junho, a oferta de imóveis novos no DF acumulou 6.191 unidades, distribuídas em todas as regiões e para todas as faixas de renda.
Vice-presidente da Indústria Imobiliária no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), João Carlos de Siqueira Lopes destaca que o mercado imobiliário fechou o primeiro semestre com números positivos e uma crescente no volume de unidades vendidas. “O estoque de apartamentos reduziu, trazendo perspectiva de novos lançamentos para o segundo semestre”, observa o especialista. “A diversidade no perfil de imóveis, atendendo as variadas rendas e demandas, em todo o DF, propicia um dinamismo do mercado”, acrescenta.
> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF
> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF
“Em maio, observamos um aquecimento atípico e, em junho, o mercado voltou ao patamar mais próximo da série histórica. Tivemos um ótimo IVV”, comenta o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Roberto Botelho. “As vendas têm melhorado mês a mês, renovando a confiança de um comprador que deseja a casa própria e busca um investimento seguro”, acrescenta.
Termômetro do mercado – Iniciativa conjunta da Ademi-DF com o Sinduscon-DF, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas é realizada pelo Opinião Informação Estratégica, com apoio da regional no DF do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF):
O Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal, funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.
Um Índice de Velocidade de Vendas mensal de até 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo: quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.
Criada há sete anos, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.
Em junho, foram lançados empreendimentos no Sudoeste e no Noroeste, totalizando 221 unidades novas. As regiões com maior volume de vendas no período foram Planaltina, com 59 unidades; Ceilândia, com 56 unidades; e Águas Claras, com 54 unidades. A pesquisa aponta, ainda, que 90% dos imóveis comercializados em junho estão em obra.
> Confira o acervo de pesquisas IVV
“Os resultados da pesquisa apontam para um segundo semestre aquecido, e nossas empresas estão preparadas para atender a demanda. Além disso, continua colaborando para o desempenho virtuoso do mercado o volume de lançamentos de 2023, quando as empresas fizeram muitos lançamentos”, avalia Botelho.
Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais