Agência CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do Grupo CBIC Jovem, está desenvolvendo uma pesquisa inédita no Brasil com o objetivo de mensurar a digitalização em construtoras e incorporadoras. O pré-lançamento será no dia 3 de setembro, durante o ‘Quintas da CBIC: Inovação e Digitalização na Construção: o papel das StarUps’. Confira!
A pesquisa avaliará o nível de digitalização das empresas em cada atividade do ciclo imobiliário, desde a prospecção de terrenos ao uso e operação das unidades e do empreendimento, como a preparação dessas organizações para a transformação digital, abordando aspectos relacionados à organização da empresa, cultura, estratégia digital, práticas de inovação e visão sobre o valor entregue aos clientes.
“A construção é um dos setores produtivos menos industrializados e a pesquisa quer ajudar construtoras e incorporadoras a se digitalizarem mais”, destaca o especialista em Desenvolvimento Tecnológico na Tecnisa, Eduardo Damião, do Grupo CBIC Jovem. Para isso, uma das grandes dificuldades notadas pelo grupo, que conta com a consultoria de Luis Henrique Ceotto, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade, é saber qual é o próximo passo e como ele poderia ser dado.
De acordo com grupo, que se reuniu virtualmente no último dia 26 com o consultor Ceotto, além de fornecer às empresas um panorama do seu status de digitalização frente a outras empresas de mesmo porte, segmento, cidade, estado e região, a expectativa é também oferecer relatórios personalizados com indicação das soluções de mercado que podem auxiliar as empresas a atingir um nível de digitalização maior do que possuem em cada uma de suas atividades. Para isso, o estudo também engloba um mapeamento do potencial de digitalização das empresas de tecnologia brasileira do setor.
“Com o status de digitalização das construtoras e incorporadoras e o mapeamento do potencial de digitalização das soluções de mercado existentes, promovemos a aproximação entre os stakeholders, de forma a contribuir para a digitalização da indústria da construção”, prevê Eduardo Damião.
Ademais, segundo Damião, “ao mapear a maturidade de digitalização das construtoras e incorporadoras por atividade por meio dos níveis e exemplos de digitalização que criamos na pesquisa, fica claro aos respondentes qual é o possível próximo passo. Com o mapeamento das soluções de tecnologia de mercado existentes, também será possível identificar qual solução poderá ajudar a construtora ou incorporadora nessa missão. Esperamos, assim, criar mais conexões no setor e avançar nosso patamar de digitalização atual”, diz.
Integram o grupo de elaboração da pesquisa:
Comissão de Responsabilidade Social da CBIC
– Ana Cláudia Pontes Gomes, presidente da CRS/CBIC
– Cláudia Rodrigues da Silva, gestora da CRS/CBIC
CBIC Jovem
– Andrew Araújo – Natal (RN)
– Bruno Cardoso – Belém (PA)
– Daniele Ramos – Brasília (DF)
– Edgar Veggi – Cuiabá (MT)
– Eduardo Damião – São Paulo (SP)
– Felipe Lima – Porto Alegre (SP)
– Heloísa Resende – Brasília (DF)
– Jeferson Spiering Böes – Fortaleza (CE)
– Mariana Novaes – Rio de Janeiro (RJ)
– Matheus Martins – Campo Grande (MS)
– Paula Lunardelli – Florianópolis (SC)
– Ramom Valente – Macapá (AP)
– Solon Souza Filho – São Carlos (SP)
– Tatiane Kelm – Porto Velho (RO)
– Thais Siqueira – Salvador (BA)
Consultor
– Luiz Henrique Ceotto
A iniciativa integra o projeto ‘Desenvolvimento de Lideranças’ da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).