Entidade representativa abre ciclo de eventos focados no desenvolvimento futuro do DF
Com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e de outras entidades, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) vai reunir representantes do setor produtivo, integrantes do poder público e membros da sociedade civil que integram o colegiado para discutir a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), legislação que regula a ocupação e expansão do DF. Com o título PDOT, a sociedade civil e o futuro do DF, o encontroserá realizado no dia 18 de fevereiro, a partir das 9 horas, no auditório do Sinduscon-DF, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 2/3, Lote 1.125, 3º anda, no Guará.
> Assista! Do Sonho ao Concreto
> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF
> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF
O evento será aberto ao público e não é necessária inscrição prévia. Para debater o tema, foram convidados o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Wellington Luiz; a presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da CLDF, deputada Jaqueline Silva; e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal, Marcelo Vaz.
Instrumento básico da política territorial do DF, juntamente com os Planos Diretores Locais (PDLs), o PDOT é norma imprescindível na prevenção e no combate à ocupação ilegal do solo no Distrito Federal, assim como é essencial para regular a expansão ordenada do DF.
AGENDA ESTRATÉGICA
“Esse é o primeiro dos eventos que vamos realizar para discutir esse tema tão importante para o futuro do Distrito Federal. O PDOT está na agenda estratégica do Codese-DF, e temos acompanhado essa discussão de perto”, afirma o presidente do conselho, Leonardo Ávila. Assim como o Sinduscon-DF; apoiam o evento a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco); o Sindicato da Habitação do Distrito Federal (Secovi-DF) e a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).
Tema estratégico para o futuro de Brasília e seu entorno, com impactos sobre a qualidade de vida da população e toda a atividade econômica, o PDOT está em revisão pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), que tem realizado reuniões técnicas e encontros com a sociedade civil para ouvir o que a o DF deseja para seu futuro. Instituição focada no planejamento estratégico de longo prazo para o DF, o Codese acompanha a discussão.
O Plano Diretor, cuja versão em vigor foi aprovada em 2009, aponta objetivos, diretrizes, ações estruturantes, regras e procedimentos para a realização da política urbana, envolvendo aspectos diverso como meio ambiente, patrimônio cultural, transporte, habitação, regularização fundiária, saneamento e serviços públicos, assim como as políticas econômica, social e de gestão.

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais