Os Impactos da Ética no ambiente de Negócios é tema de debate em live do Sinduscon-DF

Mia Andrade

Nesta quarta-feira (14), foi realizada a segunda live do Mês da Integridade Sinduscon-DF. O tema “Impacto da Ética no ambiente de Negócios” foi apresentado pela diretora executiva da Passus Capacitação em Gestão, Mônica Eickhoff e debatido pela presidente do Crea-DF, Fátima Có e pela vice-presidente do Sinduscon-DF, Tereza Christina Cavalcanti.

Mônica Eickhoff abriu a live contextualizando o início da ética dentro da sociedade e como ela foi uma ferramenta essencial para que os seres humanos pudessem evoluir. “O historiador Yuval Harari explica que dois elementos foram necessários para a dominância dos seres humanos: cooperação e flexibilidade. Nossa capacidade de cooperar para além da família, além do sangue e de forma flexível”.

Segundo a palestrante, para que esse ambiente possa existir, é preciso desapegar do conceito de “eu ganho quando você perde”. “Esse ambiente é chamado de soma zero. Nós só agregamos em família, em ambiente de trabalho e negócios quando adotamos o sistema de ‘não zero’. Se trata de um ‘eu ganho porque é possível que todos nós possamos ganhar, ainda que não seja a mesma medida’”, explica Eickhoff. Para ela, confiança e cooperação são a chave para atingir a raiz da cooperação.

Eickhoff explica que a falta de cooperação, de ética, o egoísmo e a corrupção dentro da sociedade e no ambiente de trabalho podem prejudicar o funcionamento de uma empresa e o ambiente de trabalho. “É preciso unir nossas escolhas individuais e fortalecer as normas sociais para que possamos criar um ambiente de confiança, que seja produtivo, de inovação e de segurança. Isso diminui a corrupção e nos traz avanço. O caminho não é fácil, mas é possível”, reflete.

A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), Fátima Có, conta que em sua atuação no conselho, o código de ética é essencial e presente. “Na nossa profissão, nossas atividades se relacionam com o interesse social e a relação com o outro. Então tento explicar que a ética vai além da questão da corrupção, ela atinge também um tratamento errado com seu colega ou cliente. É preciso zelar pela segurança, saúde e bem-estar do próximo”.

A vice-presidente do Sinduscon-DF, Tereza Christina Cavalcanti, falou de sua atuação no sindicato e a jornada que tem sido andar lado a lado com a política para trazer o que é certo dentro da sociedade. “O sindicato e as entidades têm tido uma confiança maior agora com a Lei da Integridade e a atuação dos Três Poderes, porque a gente trabalha mostrando o que é correto e errado, o que é certo a se fazer. Às vezes, tanto no Legislativo, quanto no Executivo e no Judiciário, por não saber o funcionamento, acaba trazendo algo prejudicial à sociedade e as entidades, por estarem trabalhando na área, podem estar ali para ajudar”, explica.

“Não se trata de puxar o tapete do outro e sim crescer junto. É um processo de aprendizagem”, pontuou Eickhoff. A mediadora ressaltou que essas atitudes individuais e de crescimento é que proporcionam uma melhora na relação no trabalho.

A próxima live do Mês da Integridade Sinduscon-DF será realizada no dia 21 de setembro, às 16h. O tema será “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no mercado imobiliário: na prática” e será mediado pelo advogado e diretor secretário do Creci-DF, Diego Gama e com a participação da sócia administradora da Abdala Vega Advogados, Juliana Abdala e do sócio fundador da Beckt Advogados, Rodrigo Magalhães Barros.

Clique aqui e assista a live na íntegra.