BRB aumenta em 5.000% crédito de apoio à construção civil em 5 anos

A cada 10 empreendimentos financiados no DF, 7 conseguiram crédito junto ao BRB

Comunicação Sinduscon-DF

Em 5 anos, desde o início da gestão do presidente Paulo Henrique Costa, o volume de financiamentos a incorporações imobiliárias no Banco de Brasília (BRB) cresceu 5.149%, passando de R$ 32,4 milhões, em 2018, para R$ 1,7 bilhão, em 2023 – até o mês de outubro –, segundo dados divulgados pela instituição financeira e obtidos pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). A expectativa é que este ano a instituição bata novo recorde no volume de contratações imobiliárias, considerando a tendência de crescimento registrado.

Só neste ano, de janeiro a outubro, os financiamentos a incorporações imobiliárias responderam por 47,16% do total de créditos imobiliários contratados. O restante ficou com aquisição (compra e venda).

> Clique aqui e veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

Incorporações imobiliárias são os condomínios residenciais, comerciais ou mistos, shoppings e demais empreendimentos em construção.

Na prática, desde 2018, o BRB registrou aumento de 966,6% na quantidade de empreendimentos financiados, passando de 3 para 32, até outubro de 2023. Comparando o mesmo período, houve um salto de 1.989% no número de unidades financiadas em todos esses empreendimentos, passando de 180 para 3.761 no total.

> Revista Veja |  Os planos do BRB para o setor de construção civil em 2024

> Broadcast/Estadão | Em cinco anos, financiamento à produção imobiliária pelo BRB sobe 5.000%

> Revista Veja | BRB avança na liberação de crédito para construção civil

> Clique aqui e confira o relatório completo do BRB

O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, destaca que o BRB exerce papel importante no financiamento a incorporações imobiliárias, especialmente no Distrito Federal. “O BRB tem sido um grande parceiro do setor produtivo e vetor de estímulo à economia do DF. Quanto mais o mercado fica aquecido, mais o setor tem a oportunidade de gerar empregos, impostos e movimentar toda cadeia econômica. Ter em Brasília um banco atento às necessidades do setor nos dá a tranquilidade necessária para investir na cidade cada vez mais”, afirma.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o BRB lidera a concessão de crédito imobiliário no Distrito Federal, desde 2020. Só neste ano, ele já responde por 55,5% das contratações no DF, considerando os dados mais recentes da entidade, compilados até o mês de setembro. Esse volume de participação aumenta ano após ano.

Enviar mensagem no WhatsApp