Nota de Falecimento – Cesar Barney

Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF*

Com pesar, comunicamos o falecimento do arquiteto Cesar Barney, ocorrido na última sexta-feira (17). Barney foi uma das peças chave para a construção de Brasília, tendo participado de mais de 400 projetos.

Nascido em 24 de maio de 1934, em Cáli, na Colômbia, o jovem arquiteto chegou a Brasília com 24 anos, quando se apaixonou pelos esboços da cidade que estava dando os primeiros passos. Após terminar sua graduação, no Rio de Janeiro, Barney voltou à capital e foi recebido por Nauro Esteves, braço direito de Niemeyer, que propôs que o jovem arquiteto trabalhasse de graça por dois meses para ser avaliado.

Superado os dois meses de avaliação com talento, Cesar Barney passou a ingressar no time de arquitetos responsáveis por erguer uma cidade em cinco anos, a pedido de Juscelino Kubitschek.

Barney foi o responsável por traçar a primeira casa do Lago Sul, a Embaixada da Colômbia e o projeto urbanístico de Valparaíso, bem como o chamado conjunto São Miguel, que deu às superquadras 107, 108, 307 e 308 da Asa Norte um novo padrão de urbanismo. O arquiteto também foi o responsável pela clássica Torre de TV, que lhe deu um trabalho fora do que estava acostumado, sendo necessário assumir um papel de engenheiro para verificar de perto se todos os parafusos estavam no lugar.

O arquiteto chegou a ser cônsul honorário antes da inauguração oficial da Embaixada da Colômbia, e esteve à frente da função por 36 anos. Também assessorou a construção das embaixadas da Alemanha e da Bélgica e reformou as embaixadas do Peru e do Egito.

Cesar Barney deixa a esposa Elvira Barney, três filhos, netos, amigos, colegas e fãs de suas obras que mudaram a imagem de Brasília.

Em nome da diretoria e funcionários do Sinduscon-DF, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos.

*Com informações do documentário BSB 60