Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Após dois meses de dedicação, nove mulheres concluíram o curso de Almoxarife de Obras. Ministrado pelo Senai-DF, totalmente online e gratuito, o curso é fruto do convênio entre Sinduscon-DF e Secretaria da Mulher do DF, para inserção do público feminino no mercado da construção civil.
Durante a solenidade de formatura online, realizada na tarde desta quarta-feira (30), o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, destacou a relevância do setor da construção civil na economia do DF. “Percebemos muitas oportunidades de expansão, crescimento e outras iniciativas para atender a um público específico. Quando conseguimos alinhar estes propósitos, há uma satisfação para o nosso time”, destacou.
Com a palavra, a vice-presidente do Sinduscon-DF, Helena Peres, reconheceu o trabalho do Senai-DF em formar profissionais de excelência. “Que hoje se inicie uma corrente do bem. É só o começo. Que o exemplo de vocês de persistência sirva de incentivo para outras mulheres. Parabéns”, declarou.
A professora e secretária executiva da Secretaria da Mulher, Vandecir Camargos, representou a secretária da pasta, Éricka Filippelli. “Hoje é dia de agradecimento e quero dizer às mulheres que o conhecimento é essencial na nossa vida. Vocês estão de parabéns por buscarem este caminho para que possam entrar no mercado de trabalho com segurança e precisão. Nada tira de vocês esse conhecimento”, ressaltou.
Representando as formandas, a aluna Valéria de Souza Gomes fez um discurso emocionante, relembrando momentos e desafios vividos em sala de aula, que não as impediram de seguir até o final. “Vemos, hoje, esse curso como um mundo novo e enxergarmos uma possibilidade de atuação em um mercado visto como para homens, mas as mulheres têm essa capacidade”, afirmou.
As aulas foram ministradas pelo instrutor do Senai-DF, Ailton Santos, que destaca a importância de um curso de almoxarife voltado para construção civil, que está em alta no momento, e 100% para o público feminino. “Acredito que o setor já deveria ter aberto esse espaço para mulheres muito antes, porque é um mercado extenso. Parabéns às mulheres pela coragem de ingressar. Seguimos de portas abertas para outros cursos”, garantiu.
Com uma mensagem incentivadora, a orientadora pedagógica do Senai-DF, Ana Paula Bandeira, começou seu discurso relembrando que problemas existirão sempre, mas cabe a cada uma, enquanto cidadãs, lutar ou se conformar com a situação. E as mulheres desta turma escolheram lutar. “Desejamos que cada uma possa alçar novos voos. Quem disse que mulheres não podem trabalhar na construção civil ou se tornarem donas do próprio destino? O mercado está à espera de pessoas qualificadas e olhar sensível. Acreditem no seu potencial e tenham certeza de um futuro promissor. Parabéns!”, ressaltou.
Conheça as formandas:
Alcione Santiago da Silva
Ana Cristina Calixto dos Santos
Arline dos Reis Aires
Conceição de Maria
Maria Cleide de Souza Aguiar
Nilza da Silva Costa
Pedrina Guedes
Valéria de Souza Gomes
Ana Carla Neves Nunes
Clique aqui e assista à solenidade na íntegra.