Mulheres Engenheiras falam sobre os desafios na profissão em live realizada pelo Sinduscon-DF

Carolina Araújo

Dentro das ações do Outubro Rosa, na última quarta-feira (27), o Sinduscon-DF transmitiu a live “Mulheres Engenheiras”. O evento contou com a participação de engenheiras de empresas associadas Erica Petri, da Brasal; Stefani Jardim, da Emplavi e Carolina Borges, da Kali Engenharia. A conversa trouxe relatos da trajetória de cada uma delas até chegarem à Engenharia Civil. A mediação foi de Renato Cortopassi, diretor de materiais, tecnologia e produtividade do Sinduscon-DF.

Na abertura, Renato Cortopassi elogiou as mulheres que trabalham em sua empresa de engenharia. “A presença feminina tem acrescentado muito na organização, na comunicação e no comprometimento aqui nas minhas obras”, disse.

Renato perguntou às três convidadas se elas tiveram alguma dificuldade ou discriminação em serem gestoras em um ambiente tão masculino. Em sua resposta, Erica Petri disse não ter tido esse problema. “Discriminação por ser mulher eu nunca sofri. Quando comecei minha carreira eu sofri uma certa resistência, mas não por ser mulher, foi por não ter experiência, o que acho relativamente normal independente de ser homem ou mulher”, justificou.

Já Stefani Jardim destacou o comportamento masculino no ambiente de trabalho. “Eu nunca tive discriminação e acho que o maior problema e desafio na construção civil não é ser mulher. Acredito que existe diferença entre homem e mulher, isso é genético, é cultural e gera diferenças comportamentais. Por ser um ambiente predominantemente masculino, vão existir homens que nunca trabalharam com mulheres, então, numa primeira impressão eles vão subestimar a capacidade por ser mulher”, explicou.

Carolina Borges respondeu sobre a importância de uma parceria no canteiro de obra. “Também nunca sofri qualquer tipo de preconceito, existe a resistência, sei que existe o preconceito velado. Acho que quando começamos a atuar o importante é você encontrar aliados. Dentro de obra precisamos de aliados e assim as pessoas vão conhecendo o seu trabalho com o tempo. Nunca sofri nem assédio ou discriminação. Hoje, o número de mulheres em canteiros de obras tem crescido muito”, comemorou.

A live está disponível no canal do YouTube do Sinduscon-DF. Clique aqui e assista na íntegra!