Live promovida pelo sindicato explica como contratar profissionais do Renova-DF

Carolina Araújo

Na quinta-feira (24), o Sinduscon-DF realizou uma live sobre o Renova-DF. O programa é uma iniciativa das secretarias do trabalho, mobilidade, de governo e Senai-DF, que capacita profissionais durante 3 meses reformando espaços públicos. O encontro contou com a presença do presidente do sindicato, Dionyzio Klavdianos; e do secretário de trabalho, Thales Mendes.

Na abertura, o presidente do Sinduscon-DF disse que tem recebido demandas das construtoras que, devido ao aumento de atividades no setor, algo positivo, os efeitos da escassez de mão de obra começam a existir. Ele lembrou que a construção civil ficou em baixa durante sete anos e que, por conta disso, ficou mais difícil conseguir um trabalhador especializado. Por este motivo, acredita que o Renova-DF pode ser uma solução.

Com a palavra, Valéria Silva enfatizou que o programa tem tido grande sucesso e tem dado muitos frutos. “O programa surgiu da ideia de revitalizar os equipamentos públicos do Distrito Federal e, com foco também no social, de dar uma renda para as pessoas que ficaram desempregadas em meio a pandemia, com uma especialização técnica na área da construção civil”, descreveu. Ela falou que os alunos, em geral, são de baixa renda e há pessoas com nível superior que estão desempregadas.

Valéria explicou que fora a parte teórica que o Senai-DF orienta, 95% do programa é realizado na prática sempre com supervisão da equipe pedagógica e, até hoje, já foram atendidos cerca de cinco mil alunos e 11 regiões administrativas do DF. “O curso tem sido uma resposta positiva para a gente, mas chega como um socorro para os alunos que buscam uma formação e, também, renda”, pontuou.

De acordo com ela, o Senai-DF cumpre a missão de qualificar para atender o setor da indústria local. “É uma grande oportunidade que eu vejo das empresas poderem contar com essa mão de obra dos nossos alunos que vão agregar o processo produtivo das empresas e fortalecer cada vez mais essa qualificação”, comentou. Ela lembrou que o novo ciclo irá iniciar em março de 2022 e oferecerá duas mil vagas.

O secretário de trabalho do DF, Thales Mendes, disse que a consolidação das políticas públicas de trabalho, emprego e renda ocorre com o emprego. “O motivo da nossa reunião aqui é fazer com que a gente consiga produzir, em parceria com o Senai, e outras instituições profissionais capazes de ocupar essas vagas de trabalho que vão surgindo no decorrer do tempo.” Ele falou que a secretaria está à disposição das empresas no processo de formação profissional.

Representando a secretaria de trabalho, também participaram e trouxeram esclarecimentos a subsecretária de qualificação profissional, Lucimar de Deus; Ilton Teixeira; e Alinne Marques.

Quero contratar, como devo fazer?

As empresas que tiverem interesse em contratar trabalhadores devem acessar o site da secretaria de trabalho: www.trabalho.df.gov.br e seguir o seguinte caminho:

• Clicar na aba canal do empregador na tela inicial do site;
• Clicar em formulário de captação de vagas;
Preencher o documento com informações da empresa, das vagas de interesse de contratação;
Encaminhar documento preenchido para o e-mail: gcv@setrab.df.gov.br.

A gerência de captação de vagas da Secretaria de Trabalho do DF irá entrar em contato com a empresa assim que receber o formulário.