Com apoio do Sinduscon-DF, campanha é realizada pelo Seconci-DF neste mês em canteiros de obras
Comunicação Sinduscon-DF*
Neste mês, 3.200 trabalhadores da construção civil devem participar de palestras sobre saúde mental e emocional em 32 canteiros de obras no Distrito Federal, em alusão ao Janeiro Branco, período destinado à conscientização sobre o assunto. Seu objetivo é sensibilizar os operários para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.
Com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), a campanha é realizada pelo Serviço Social da Indústria da Construção do Distrito Federal (Seconci-DF), sob coordenação do serviço psicossocial da instituição, com a assistente social Roseane Santos e a psicóloga Flávia Ferraiolo. A mobilização também tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (Sticombe).
> Assista! Do Sonho ao Concreto
> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF
> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF
A vice-presidente do Sinduscon-DF e titular da Diretoria de Ações Institucionais Sociais e Comunitárias (Daisc), Helena Mazzaro Peres de Saboya Rocha Miranda, ministrou palestras para os trabalhadores. “Neste Janeiro Branco, destaco a importância da campanha promovida pelo Seconci-DF, em parceria com o Sinduscon-DF e o Sticombe-DF, em prol da saúde mental”, disse ela, ressaltando agradecimento às profissionais que coordenam a campanha.














































O Seconci-DF informou que, desde 2023, após a pandemia da covid-19, tem percebido um aumento na procura pelo atendimento de saúde mental; seja por meio das consultas individualizadas, seja nas palestras de sensibilização realizadas nos canteiros de obras das empresas parceiras.
Busque ajuda
“Não podemos fingir que esse problema não existe. Não podemos achar que é uma fase e que vai passar. Precisamos entender que, quando uma pessoa pensa, planeja um suicídio, ela já está em profundo sofrimento. É importante escutar. Saber ouvir pode salvar uma vida. Se esse é seu caso, não deixe de procurar ajuda e cuide da sua saúde mental”, explica a psicóloga do Seconci-DF.
Quem já foi atendido pelas profissionais do Seconci-DF sabe a importância de pedir ajuda quando estão com ideação suicida ou qualquer outro problema de saúde mental. Esse foi o caso da colaboradora Michele Maiara. Contratada por uma empresa parceira do Seconci, ela sofreu uma tentativa de feminicídio e começou a ter crises de pânico e de ansiedade.
“Quando eu fui fichada na empresa parceira, me enviaram ao Seconci para fazer o atendimento, e eu conheci o pessoal do Seconci. Depois disso, me senti acolhida. A cura é cuidar da mente e ter pessoas do nosso lado que nos dê apoio. Procurem ajuda, que isso faz bem”, contou Michele.
Assim como Michele, o colaborador Ismael Sousa também pediu socorro porque, segundo o seu próprio relato, não via mais motivos para viver. Disse que começou a sentir que havia algo de errado com ele e, ao ser contratado por uma empresa associada ao Seconci, não hesitou em pedir ajuda.
“Cheguei à segurança (do trabalho) e falei que precisava de ajuda, porque estava com um problema. E, depois que apareceu o Seconci, eu consegui estar bem. Para as pessoas que não veem uma luz, como eu não via, a melhor forma de melhorar é conversar e pedir ajuda a alguém. Hoje eu quero viver. Se eu não tivesse pedido ajuda, talvez eu não estivesse aqui para contar essa história para vocês”, disse Ismael.
A seguir, confira algumas sugestões para priorizar o bem-estar mental:
– Praticar exercícios físicos;
– Dormir bem;
– Alimentar-se bem;
– Buscar momentos de lazer;
– Manter conexões sociais saudáveis;
– Estabelecer limites;
– Organizar a rotina;
– Procurar ajuda profissional.
*Com informações do Seconci-DF
Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais