Governador Ibaneis Rocha criará grupo executivo para acompanhamento da Pauta da Indústria 2023-2026

Nilson Carvalho
FIBRA

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, recebeu na manhã desta segunda-feira, 5 de dezembro, a Pauta da Indústria 2023-2026 – Propostas de Ação. O documento foi entregue ao governador pelo presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, em reunião realizada na sede da Federação, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Pauta da Indústria 2023-2026 – Propostas de Ação é a sequência de documento publicado em agosto pela Fibra, que elencou diretrizes para o desenvolvimento industrial do DF e que foi entregue aos candidatos ao cargo de governador do DF. No material apresentado nesta segunda-feira, estão propostas de ação que foram estabelecidas a partir da análise de grupos de trabalho formados por presidentes de sindicatos que compõem a Fibra e diretores e técnicos da Federação.

“Não tenho dúvidas de que a indústria é a saída para o futuro do Distrito Federal e, por isso, peço que o senhor deixe um legado para Brasília: seja o patrono da industrialização do DF”, afirmou o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, que tratou das especificidades para o desenvolvimento industrial. “A indústria tem particularidades bastante complexas. Precisamos de infraestrutura, de água, de energia, de áreas, de financiamento de longo prazo vindo de instituições financeiras, como o Banco de Brasília, que são pleitos bastante diferentes de outros entes do setor produtivo”, disse Jamal, que reforçou o retorno que a indústria entrega quando é incentivada. “As sociedades mais desenvolvidas são fortemente industrializadas. A indústria traz pesquisa, inteligência e, em especial, valor agregado”, concluiu.

Após assistir a uma apresentação sobre números da indústria do Distrito Federal e sobre a Pauta da Indústria 2023-2026 – Propostas de Ação, realizada pelo 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, o governador Ibaneis Rocha falou sobre o diálogo aberto com o setor produtivo que teve durante o primeiro mandato. Segundo o governador, a interação entre governo e indústria possibilitou o avanço em pautas como a da equiparação de incentivos em relação a outras unidades da Federação da região Centro-Oeste e a que resultou na criação do programa Desenvolve-DF, que, aliado à reformulação do Pró-DF II trouxe, de acordo com o governador, maior segurança jurídica para os negócios.

Sobre os temas apresentados na Pauta da Indústria 2023-2026 – Propostas de Ação, o governador Ibaneis Rocha se comprometeu a construir um ambiente específico para a discussão do desenvolvimento industrial do DF. “Vamos criar no governo um grupo executivo para levar adiante todas as propostas que foram colocadas, de forma a incentivar a industrialização do Distrito Federal”, disse o governador, afirmando que participarão do grupo a Fibra e os secretários de Governo, José Humberto Pires, de Desenvolvimento Econômico, Jesuíno de Jesus Pereira, e de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz, que estavam presentes à reunião.

Um ponto específico da pauta apresentada pela Fibra que foi tratado pelo governador Ibaneis foi a criação de uma agência de investimentos para o DF. “Temos que consolidar um balcão onde o empresário tenha a solução para todos os problemas, com as demandas sendo cobradas pela agência. Dessa forma, não ficamos tramitando processos de um órgão para outro, sendo a agência responsável por centralizar e por cobrar o andamento em cada um desses órgãos. O empresário que chegar em Brasília ou aqueles que já estão na cidade e que querem ampliar seu negócio poderão chegar a um só local e ter todas as informações necessárias”, disse Ibaneis.

Durante a reunião, presidentes de sindicatos da base da Fibra também fizeram demandas setoriais ao governador Ibaneis Rocha. Participaram do encontro os presidentes do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab), Pedro Nicola; do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do DF (Simeb-DF), Clístones Pedreira; do Sindicato das Indústrias de Artefatos, Cimentos, Concretos e Mármores do Distrito Federal (Sindarcom-DF), José Antônio Goulart; do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam-DF), Rosana Souza Aguiar; do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), Dionyzio Klavdianos; do Sindicato das Indústrias Fabricantes e de Reparação ou Manutenção de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos Industriais, Elétricos e Eletrônicos do DF (Sindeletro-DF), Amanda Silva Guerra, e do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF), Walquíria Pereira Aires. Também representaram a Fibra a diretora secretária, Maria de Lourdes da Silva; o diretor Financeiro, Antônio Eustáquio de Oliveira, que representou também o setor gráfico; o diretor e o vice-diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical, Fernando Antonio Bezerra Japiassu e Walid Sariedine, respectivamente; o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Graciomário de Queiroz, e a diretora de Assuntos Institucionais e Governamentais, Danielle Bastardo. O diretor regional do Senai-DF e superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, também foi ao encontro.

Pauta da Indústria 2023-2026 – Propostas de Ação

Dados do Produto Interno Bruto do DF divulgados em novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF) referentes ao ano de 2020 mostram que a indústria gera R$ 10,9 bilhões em riqueza para o Distrito Federal, número que representa 4,6% do Produto Interno Bruto local.

O documento Pauta da Indústria 2023-2026 – Propostas de Ação foi estruturado a partir da Pauta da Indústria 2023-2026 – Diretrizes para o desenvolvimento industrial do DF. Elaborado a partir da discussão em grupos temáticos organizados pela Fibra, apresenta no formato de filipetas propostas de ação para oito temas eleitos como prioritários para o desenvolvimento industrial do Distrito Federal.

A organização do documento é a partir de três dimensões estratégicas, que foram os temas dos grupos de trabalho: Infraestrutura e Marcos Regulatórios, Melhoria do Ambiente de Negócios e Ecossistema de Inovação e Transferência Tecnológica.

Baixe aqui a íntegra da Pauta da Indústria 2023-2026 – Propostas de Ação.