Agência CBIC
A Vistta’s, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realiza nesta quarta-feira (09/06), das 14h às 15h30, via online, o encerramento da 1ª Edição do Projeto BIM Colaborativo. O evento é gratuito. Inscreva-se!
O objetivo do evento é servir como canal de divulgação das atividades desenvolvidas ao longo da primeira 1ª edição remota do projeto, permitindo mostrar ao público em geral, os resultados atingidos pelos participantes.
A iniciativa também marcará a abertura das inscrições da 2ª Edição remota do Projeto BIM Colaborativo, planejada para iniciar em julho de 2021.
Sobre o Projeto BIM Colaborativo (PBC)
O PBC tem como objetivo principal promover uma iniciação orientada ao BIM, capaz de criar condições para micro, pequenas e médias empresas introduzirem essa mudança com o intuito de revolucionar a maneira das empresas projetarem, construírem e operarem as suas edificações.
O Projeto BIM Colaborativo tem duração aproximada de cinco meses, ao longo dos quais, se desenvolverão duas fases de trabalho:
- Estratégica/Tática (Questionário/Avaliação Inicial, Workshop BIM, BIM Solution e Treinamento BIM): Durante esta, desenvolve-se o alinhamento estratégico a partir do preenchimento de um questionário de Maturidade Digital por cada Participante, seguido de uma reunião de Avaliação Inicial com a Equipe do PBC. Na sequência, os participantes recebem um alinhamento sobre os conceitos BIM e as diversas soluções tecnológicas existentes no mercado, apoio (opcional) para a escolha da plataforma de trabalho e treinamento especializado nas ferramentas BIM.
- Operacional (Piloto BIM): É a etapa de “aprender fazendo”, através do desenvolvimento de um projeto seguindo a metodologia BIM que simula as condições de trabalho reais do mercado – mas de forma colaborativa. O modelo será disponibilizado pela Equipe do BIM Colaborativo, junto de orientações que estarão contidas no Plano de Execução BIM (PEB).
O tema do evento tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).