Equipe interna do Sinduscon-DF finaliza a primeira etapa do Treinamento do Programa de Integridade

O Sinduscon-DF realizou, nesta terça-feira (29), o terceiro e último treinamento com funcionários da entidade como parte das ações para a implementação do Programa de Integridade. A capacitação foi ministrada por Alfredo Delzot, diretor-executivo da UGP Brasil e consultor responsável pela elaboração do programa.

Durante a capacitação, os participantes puderam entender os detalhes do Decreto Nº 8.420/2015, que dispõe sobre a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. O decreto serviu para regulamentar a Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, que trata da responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas (empresas) pela prática de atos de corrupção contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e atende ao pacto internacional firmado pelo Brasil.

Em seguida, Tânia Menezes, consultora da UGP Brasil, apresentou em detalhes o funcionamento do formulário de denúncia, que já está disponível na menu do Programa de Integridade no site do Sinduscon-DF. A presidente do Conselho de Ética da entidade, Helena Peres, falou da importância do formulário para manutenção do Programa de Integridade e da gestão da empresa/entidade.

“Nós já temos o Programa de Integridade na J.C Peres Engenharia há algum tempo e temos orgulho de não ter tido, até o momento, nenhuma denúncia no nível de conduta e sim, sugestões a nível de gestão. Sabemos que a nível empresarial nós somos focados em metas, mas nós trabalhamos com pessoas e nem sempre é tão simples assim. Então, a integridade, na minha experiência, trouxe um comportamento muito mais humano dentro do universo corporativo”, pontua.

Em fevereiro, o treinamento continua com palestras sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).