Pesquisa IVV mostra que velocidade de vendas de imóveis aumentou 35%. Prazo para venda de estoque caiu de 19 para 11 meses
Comunicação Sinduscon-DF
Empresários do mercado imobiliário do Distrito Federal estão otimistas com o potencial do setor em 2025, considerando os dados mais recentes do Índice de Velocidade de Vendas (IVV). A pesquisa mostra que, no terceiro trimestre de 2024, a velocidade de vendas de imóveis em relação à quantidade ofertada aumentou 35% no segmento residencial, em comparação com o mesmo período de 2023.
O IVV mede a proporção de unidades vendidas em relação ao total de unidades ofertadas em um determinado período, revelando o quão rápido os imóveis estão sendo vendidos. O índice manteve uma trajetória ascendente ao longo de 2024, atingindo uma média de 7,2% no terceiro trimestre do ano passado. No mesmo período de 2023, esse índice era de 5,4%. Significa que, a cada 1.000 unidades ofertadas, 72 foram comercializadas, em média, por mês, no período, ante 54 em 2023.
> TV Globo | Mercado Imobiliário do DF está aquecido
“Os dados consolidados do ano revelam um cenário de crescimento sustentável e equilíbrio de mercado, reafirmando a resiliência e o dinamismo da indústria da construção civil e do mercado imobiliário. Este crescimento consistente reflete a confiança dos consumidores e a saúde geral do mercado, responsáveis por garantir também maior otimismo dos empresários para 2025”, diz o vice-presidente da Indústria Imobiliária no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), João Carlos de Siqueira Lopes.
“Fechamos 2024 com uma redução relevante da oferta, sinal importante e positivo para o setor, confirmando o interesse das pessoas em conquistar a casa própria”, avalia o presidente da Ademi-DF, Roberto Botelho. “Nossa expectativa é por um 2025 com desempenho positivo, pela combinação da demanda por moradia aos efeitos de medidas como a redução do ITBI”.
A redução da carga tributária foi apontada como positiva também pelo dirigente do Sinduscon-DF, para quem o otimismo ganha mais força em 2025 com a redução da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado em transações imobiliárias onerosas, como compra e venda de imóveis ou dação em pagamento. “Com alíquota menor, o custo para adquirir imóvel cai, tornando a compra mais acessível e incentivando famílias que buscam realizar seu sonho da casa própria”, afirmou.
> Assista! Do Sonho ao Concreto
> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF
> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF
Segundo o IVV, as vendas de unidades residenciais apresentaram um desempenho bom: no acumulado até o terceiro trimestre de 2024, foram comercializadas 4.111 unidades, superando em 18% o total de 3.480 unidades vendidas no mesmo período de 2023.
Esse aumento expressivo nas vendas foi acompanhado por uma gestão estratégica da oferta, que se manteve em uma média de 6.587 unidades no terceiro trimestre de 2024, criando um mercado mais equilibrado e dinâmico. O prazo para venda do estoque caiu de 19 meses, no final de 2023, para 11 meses, o que demonstra um volume de vendas superior ao de lançamentos, conforme mostra o gráfico abaixo.
Para fortalecer o otimismo e os lançamentos em 2025, o mercado imobiliário seguiu com resiliência e adaptabilidade no terceiro trimestre do passado, quando houve um recuo estratégico para 5.864 no número de unidades ofertadas. Esse número representa uma redução em relação aos dois trimestres anteriores, conforme mostra o gráfico abaixo, mas é praticamente igual ao de lançamentos do terceiro trimestre de 2023.
“O sucesso do setor em 2024 é resultado da resiliência e adaptabilidade da indústria imobiliária do DF. A redução estratégica nos lançamentos, que totalizaram 2.353 unidades até novembro, demonstra uma abordagem cautelosa e inteligente, priorizando a qualidade e a adequação à demanda do mercado. Por isso, 2025 é um ano de otimismo para os empresários e muito mais propenso a lançamentos”, destacou o vice-presidente do Sinduscon-DF.
Termômetro do mercado
Iniciativa conjunta da Ademi-DF com o Sinduscon-DF, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF):
– O Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal e funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.
– Um Índice de Velocidade de Vendas mensal a partir de 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo. Quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.
– Criada há 10 anos, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.
Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais