Sabatina no Sinduscon-DF contou com participação de Leandro Grass, Celina Leão, Paula Belmonte, Kiko Caputo, Ricardo Cappelli
Comunicação Sinduscon-DF e Ademi-DF
Candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) assumiram compromisso em temas estratégicos para a construção civil e o mercado imobiliário, em sabatina realizada com lideranças empresariais. No evento do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) em parceria com a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), os postulantes ao Palácio do Buriti se comprometeram com o combate à ocupação ilegal e grilagem de terras, a disponibilização de novos espaços regulares para habitação, a manutenção das alíquotas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e a desburocratização e modernização continuada da legislação com impacto sobre o setor. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (15/09), na sede do sindicato em Brasília.
• Assista! Do Sonho ao Concreto
• Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF
• Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF
De forma geral, os postulantes reconheceram a importância do setor da construção para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal e apresentaram sua visão de como estimular uma das atividades que mais geram emprego e renda na região. Os candidatos foram unânimes ao dizer que, se eleitos, descartam o aumento do ITBI, por entenderem que o desafio do DF é de gestão, não de arrecadação. Essa medida beneficia o comprador do imóvel e reduz o desembolso na aquisição. Outro tema que pautou os candidatos foi o futuro do Banco de Brasília (BRB) e a expectativa de recuperar a instituição financeira.
O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Cleber Valadão Júnior, destacou a importância de os candidatos ao Governo do Distrito Federal assumirem compromissos concretos com a construção civil — responsável por 53% do PIB industrial do DF — e com as empresas do mercado imobiliário. Para o dirigente, o encontro promovido pelas entidades representou momento decisivo para pactuar propostas voltadas ao desenvolvimento econômico e social da capital. “O Sinduscon-DF sempre esteve muito presente nas discussões relevantes para o desenvolvimento local, e a sabatina serviu como espaço essencial para que candidatos firmassem seus compromissos práticos com o nosso setor, que é estratégico e um dos que mais geram emprego e renda para milhares de famílias aqui na nossa região”, disse.
“Foi um diálogo importante e necessário para que possamos conhecer o que pensam aqueles que poderão conduzir o Distrito Federal nos próximos quatro anos. A presença dos candidatos convidados demonstra a importância do nosso setor”, afirmou Celestino Fracon Júnior, presidente da ADEMI DF. “A demonstração de convergência na visão sobre o que é necessário para alavancar o desenvolvimento, tendo nosso setor como fator estratégico, é relevante e esperamos ver concretizado no mandato que será iniciado em janeiro”, cobrou.
– Eleições 2026 DF: Sinduscon e Ademi recebem candidatos a governo para debater propostas
A reunião contou com as presenças do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Eduardo Aroeira Almeida; do presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), Jamal Jorge Bittar; e do conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codese-DF) Paulo Muniz, representando o presidente da instituição, Dionyzio Klavdianos.
As entidades convidaram os seis postulantes mais bem colocados nas pesquisas de opinião para o GDF e a ordem de apresentação foi definida em conjunto com as assessorias. Os candidatos receberam previamente uma pauta focada no desenvolvimento econômico e nos assuntos que mais preocupam as lideranças empresariais da construção civil e do mercado imobiliário.
Melhoria da gestão urbana
Ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Leandro Grass afirmou que uma de suas prioridades será escalar o uso do Sistema Distrital de Informações Ambientais (SISDIA). Esta é uma plataforma pública e gratuita de dados espaciais e ambientais, usada nas ações de combate à ocupação ilegal e grilagem de terras.
“Depois que a população pobre se instala, é um problema, é um trauma social tirar, derrubar”, reconheceu. “Vamos trabalhar antes, preventivamente, melhorar os mecanismos de gestão urbana e não deixar acontecer de novo [o caso] Vicente Pires”, afirmou, mencionando a região administrativa, resultado de ocupação ilegal, como modelo a ser evitado. “A grilagem de terras cresce em Brasília, e nosso ativo fundiário está sendo sequestrado pelo crime organizado”, disse. Ele apontou o que classificou como conexão de grileiros a outros segmentos da criminalidade no DF.
O candidato também sinalizou compromisso com o pagamento das obras em dia e a melhoria da qualidade dos projetos. “É preciso ter planejamento orçamentário para cumprir as obras e qualificar projetos. Nós vamos criar uma central de projetos”, comentou. Grass anunciou que, caso eleito, criará um conselho de desenvolvimento formado por todos os segmentos da economia para discutir um plano de crescimento para o Distrito Federal. “Se o BRB for liquidado, como o setor vai trabalhar? Brasília precisa de um projeto de futuro”.
Carga tributária mantida
A governadora Celina Leão, que disputa a reeleição pelo Progressistas (PP), assumiu o compromisso de manter inalteradas as alíquotas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. “Eu acredito que a nossa missão é reduzir os gastos da máquina, não aumentar”, afirmou. “Da minha parte, não haverá retrocessos no ITBI”. A candidata mencionou a expectativa de realizar investimentos de R$ 3 bilhões, caso reeleita, aproveitando recursos orçamentários decorrentes da reorganização do orçamento do GDF.
Celina também apontou o combate à grilagem de terras e a ocupação ilegal como prioridades da gestão, adotando o uso de novas tecnologias como mecanismo para coibir a prática. “Vamos usar toda tecnologia para combater a grilagem de terras”, afirmou, acrescentando que sua gestão atuará para ampliar a oferta de moradia regular por meio de programa da Codhab, com a doação de lotes unifamiliares. “São 10 mil unidades e vamos seguir a lista da Codhab”, prometeu. Ela destacou, ainda, que avançará com a revitalização do Setor Comercial Sul.
A candidata do PP destacou, também, compromisso com o fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Central de Aprovação de Projetos (CAP), órgãos do GDF essenciais para a atuação da construção civil e do mercado imobiliário. “Para ter um Estado forte, precisamos investir e valorizar a carreira da engenharia”, disse a governadora. “Vamos reestruturar as carreiras, contratar mais arquitetos e engenheiros. Isso não é gasto, é investimento”, dissel.
Confiança no setor da construção
A deputada distrital Paula Belmonte, candidata pelo Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB), apontou o combate à grilagem de terras como tema principal de uma futura gestão, se eleita. “Áreas ocupadas sem planejamento custam ao Estado. Se não chegarmos com política pública, encarece infraestrutura, segurança pública e educação”, afirmou. “Nós entendemos o combate a ocupação irregular como válvula do desenvolvimento e queremos fazer que as administrações sejam grandes olheiros. Não é derrubar, é não deixar sequer iniciar”, enfatizou.
Segundo ela, sua gestão buscará solução para o déficit habitacional e estabelecerá planejamento em todas as áreas da administração pública. “Temos um déficit imenso de habitação, são 104 mil unidades. Precisamos fazer que essas pessoas tenham onde morar. O nosso compromisso é ter Brasília planejada em todas as pastas”.
A candidata do PSDB assumiu o compromisso com a criação de uma tabela de preços para orientar licitações públicas, demanda do setor da construção para estabelecer maior equilíbrio e previsibilidade nos contratos. “Já assumimos esse compromisso. Uma obra paralisada custa muito. Mais que ter uma tabela, vamos ter uma mesa permanente de diálogo com o setor”.
Além de Grass, Celina e Paula, também participaram da sabatina os candidatos José Roberto Arruda (PSD), Kiko Caputo (NOVO) e Ricardo Cappelli (PSB).
Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais
