Diretoras do Sinduscon-DF relatam suas trajetórias na live “Mulheres Empreendedoras”

Carolina Araújo

Na última ação do Outubro Rosa deste ano, na quinta-feira (28), o Sinduscon-DF transmitiu em seu canal do YouTube a live “Mulheres Empreendedoras”, com a participação das diretoras da casa Cândida Maciel, Helena Peres, Joana Almeida, Mirelle Corrêa e Tereza Christina. Cada uma contou a respeito de suas atuações e desafios no mundo do empreendedorismo. A mediação foi de Mônica Cortopassi.

Na abertura, Mônica destacou uma frase de um presidente da TV Cultura que dizia: “Empreender no Brasil é um ato de fé, coragem e loucura”.

A palavra foi dada a Cândida Maciel que enfatizou que já tinha seu caminho traçado. “Eu já sabia o que queria! Me formei, trabalhei oito anos em uma empresa, e, neste momento fui me apaixonando pelo empreendorismo. Sempre foram os meus livros de cabeceira. Sempre planejei porque facilita a vida e os resultados são alcançados facilmente”, justificou.

Já Joana Almeida falou sobre a nova etapa em que passa na sua empresa. “A construtora foi fundada há 32 anos pelo meu pai e eu estou lá há 22 anos. Há três anos ele resolveu se aposentar”, contou.
Geralmente, quando se passa o bastão para a filha, os pais continuam na retaguarda. No caso, foi diferente. “Buscamos um sócio que comprou a parte do meu pai e estamos caminhando. O aprendizado tem sido enorme porque saí da zona de conforto”, descreveu.

Em sua fala, Helena Peres descreveu como cresceu profissionalmente. “Comecei na área de Recursos Humanos e sou apaixonada! Sempre fui muito curiosa e interessada na parte de inovação. Queria muito aprender e colocar em prática. Fui para a empresa do meu pai e ele sempre acreditou muito em mim e me dava espaço e abertura para ideias de inovação. Aprendi muito com profissionais que atuavam na empresa. Foi um processo muito bacana”, explicou a empresária, que faz parte da terceira geração da empresa.

Já Mirelle Corrêa, da segunda geração da empresa, discorreu sobre seu trabalho com o pai ao longo dos anos. “Meu primeiro modelo é meu pai. Quando você é empreendedor, para que sua empresa dure – estamos no mercado há 33 anos – você tem que se adaptar. Eu acho muito bacana o que aconteceu, uma sincronia entre o meu pai e eu. Ele desbrava, mas está aberto à inovação. Ele, com 82 anos, é mais tecnológico que eu”, afirmou.

Tereza Christina relatou o quanto gosta de ser empreendedora. “Uma vez um amigo me falou: Ah, é tão difícil ser empresário… você ganha muito bem para uma mulher. Achei engraçada a fala dele. Respondi que não era por causa disso é porque eu tenho um ‘quê’ de empreender, de liderar. Eu sempre quis fazer alguma coisa e acho que esse lado empreendedor a gente precisa ter confiança e ser decidido”, enfatizou.

Ao final, cada uma falou como é a atuação feminina no Sinduscon-DF e todas agradeceram ao presidente, Dionyzio Klavdianos pela confiança de fazer parte do sindicato. Hoje, o Sinduscon-DF conta com cinco mulheres na diretoria.

Perdeu a live? Ela está disponível no canal do YouTube do Sinduscon-DF. Clique aqui e assista na íntegra!