Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
O projeto Indicadores do Concreto do Sinduscon-DF atingiu um novo marco no que se refere à coleta de dados de concretagem: iniciou a coleta de dados de desvio padrão junto aos canteiros cadastrados, que mede quanto o valor da resistência do concreto preparado pela concreteira está próximo da resistência necessária especificada pelo estruturalista.
O desvio padrão é um importante instrumento de controle da produção e é utilizado para estabelecer um padrão de regularidade para resistência do concreto que é preparado nas usinas e é fornecido às obras. O cálculo está estabelecido na norma ABNT NBR 12655:2015.
“O desvio padrão nada mais é do que um índice estatístico que mede a dispersão dos valores de resistência dos corpos de prova. Ele é um índice muito interessante para a gente verificar se a concreteira que está fabricando o concreto tem controle sobre seus materiais e sobre a fabricação do concreto”, explica o diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF, Renato Cortopassi.
A gerente técnica do Sinduscon-DF, Gezeli Bandeira de Mello, explica que a coleta destes dados é de extrema importância para as construtoras. “O menor desvio padrão ocorre quando o processo de produção é mais regular, sugerindo um maior controle no processo de produção e uma maior possibilidade de bons produtos e serviços”, afirma.
O Projeto Indicadores do Concreto existe há 12 anos e mapeia a logística de fornecimento e a qualidade do concreto usinado no DF. Os dados são disponibilizados para consulta pública pelo site: www.projetoconcreto.org.br.