Deputado Rodrigo Delmasso acata propostas do Sinduscon-DF ao PL do BIM

Lucas Junqueira

Nesta quinta-feira (15), o Sinduscon-DF recebeu o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rodrigo Delmasso, em reunião à distância para apresentar sugestões ao Projeto de Lei nº 01505, que dispõe sobre a estratégia distrital de disseminação e institui o comitê gestor da estratégia do sistema BIM.

Na oportunidade, o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, apresentou proposta para a inclusão dos artigos 3º e 4º, que tratam das diretrizes de atuação e dos resultados esperados da implementação da estratégia BIM DF. Já nos artigos 7º e 8º, foram sugeridos itens que tratam do envolvimento de secretarias envolvidas no projeto.

Outras duas pontuações propostas foram o ‘Anexo A’ – que auxiliará na materialização do projeto – e a ‘Justificação’. Segundo Klavdianos, o segundo ponto acrescentará aspectos mais técnicos para uma melhor fundamentação e chegada ao Governo do Distrito Federal.

Ricardo Alexandre, diretor da Verko Engenharia, integrante do BIM Colaborativo, indicou que os parâmetros utilizados para as alterações foram além do Decreto Federal 10.306, baseando-se em outros estados como Bahia e Minas Gerais. ‘Aproveitamos, principalmente, as linhas de fomento ao desenvolvimento da metodologia e da tecnologia, além do incentivo a programas de treinamento, a disseminação em meios de comunicação e participação de mais secretarias – ponto chave para implementação mais ramificada’, completou.

Danielle Ramos, integrante do projeto CBIC Jovem, enfatizou que o trabalho realizado buscou compreender a vocação do DF para o BIM. ‘Devido a nossa posição estratégica, podemos pensar na área tecnológica, como a utilização de drones. E além disso, a ideia é trazer a parte privada –  que precisa de incentivos – e algo que dê uma cara a mais própria para nosso projeto’, completou.

Segundo ela, o anexo sugerido também faz uma sugestão que compreende a necessidade da aproximação do projeto com o meio acadêmico, já que a Universidade de Brasília (UnB) possui um importante núcleo de sistema BIM.

O deputado Rodrigo Delmasso acatou as proposições e enfatizou que espera contar com o Sinduscon-DF durante o processo de sensibilização de pares e governo quanto à importância do Projeto de Lei.