Dados do Projeto Indicadores do Concreto embasam Trabalho de Conclusão de Curso de alunos da UnB

Carolina Araújo

“Avaliação da Qualidade do Concreto Usinado Produzido no Distrito Federal” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pelos estudantes de engenharia civil da Universidade de Brasília (UnB), Jordanna Veras e Vitor Nunes, no início de maio. Com menção máxima, o projeto foi orientado pela professora Valdirene Capuzzo e contou com dados do Projeto Indicadores do Concreto do Sinduscon-DF. O diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF, Renato Cortopassi, e o professor da UNB, Dr. Rodrigo Lameiras, fizeram parte da banca examinadora.

De acordo com Jordanna, a pesquisa foi realizada em três etapas: verificação da execução dos ensaios de consistência e de resistência do concreto; formação e análise do banco de dados; e, por fim a análise do controle e aceitação do concreto.

Ela disse que para verificar as condições de ensaio, foram feitas visitas em três canteiros de obras. “Verificamos se o ensaio de consistência utilizando o tronco de cone estava sendo executado segundo a sua norma. Também foi verificado no canteiro se a moldagem dos corpos de prova seguia a sua norma correspondente”, explicou.

Vítor complementou que também foram feitas visitas ao Senai-DF para acompanhamento dos ensaios de resistência à compressão, para verificar se estavam em conformidade com a norma. “Fizemos as análises estatísticas e avaliamos os resultados dos concretos”, pontuou.

Por fim, foi realizada a análise do controle e aceitação do concreto, onde foi realizado um levantamento da quantidade de concretos rejeitados por estarem abaixo da resistência determinada em projeto e quantos foram rejeitados por não atenderem à consistência solicitada.

Com a pesquisa, os estudantes verificaram que, a as concreteiras não chegaram na resistência requerida, com uma porcentagem de rejeição maior que o recomendado, já que construtoras e Senai seguem as recomendações da norma.

Vítor e Jordanna acreditam que a parceria com o Sinduscon-DF foi muito enriquecedora para o trabalho, uma vez que os auxiliou a ter contato com diversas empresas do mercado da construção civil e com o laboratório do Senai-DF, além de poderem conhecer mais a fundo o projeto Indicadores do Concreto e comprovar a sua importância para o mercado da construção civil.

A professora Valdirene Capuzzo elogiou o trabalho final dos estudantes. “Esta parceria Sinduscon-DF, Senai-DF e UnB proporcionou a realização de um excelente trabalho de conclusão de curso e uma forte contribuição para o meio técnico e formação dos futuros engenheiros”, exaltou.

Renato Cortopassi comentou que os estudantes avaliaram os canteiros de obras visitados e o concreto que foi fornecido por três concreteiras. “O resultado foi que apenas uma delas apresentou resistência dentro do aceitável. Mas a dispersão dos resultados foi elevada, o que mostra que a concreteira está usando muito cimento”, concluiu. Cortopassi ainda reforçou que foram obtidos muitos resultados bem acima do que era para ocorrer.

Projeto Indicadores do Concreto

O projeto Indicadores do Concreto, idealizado pela Diretoria de Materiais e Tecnologia (Dimat), do Sinduscon-DF, e patrocinado pelo Senai-DF e pela Fibra, tem por objetivo, por meio de indicadores, auxiliar as obras na gestão do processo de concretagem. Consiste em uma pesquisa que mapeia a logística de fornecimento, a qualidade do concreto usinado no DF e disponibiliza os indicadores obtidos para consulta pública.

O processo de mapeamento é realizado desde julho de 2010 e os índices obtidos são disponibilizados no site: www.projetoconcreto.org.br