Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
O Comitê Permanente Regional no Distrito Federal sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (CPR-DF) realizou o Seminário sobre Segurança e Saúde na Construção 2022 na terça-feira, 29 de novembro. O evento contou com duas palestras proferidas pelos engenheiros de segurança do trabalho, Sérgio Sousa e Swylmar dos Santos. Com presença de técnicos, empresários e representantes do setor da construção civil e demais áreas interessadas nos temas debatidos, o Seminário aconteceu no auditório do Sinduscon-DF.
A representante do CPR-DF, e também gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, ressaltou a importância do Comitê e de eventos que possam levar informações sobre SST. “Atuo no CPR há mais de 20 anos e sei da sua importância. Nosso papel é discutir temas que envolvam governo, empresas e trabalhadores na promoção da segurança, da saúde e também na disseminação de informações que possam auxiliar na melhoria do ambiente de trabalho. Ficamos mais de dois anos sem realizar o Seminário e fico muito feliz de estar aqui novamente”, disse Juliana.
O engenheiro eletricista e analista em ciência e tecnologia da Fundacentro, Swylmar dos Santos falou sobre a importância do CPR. “Primeiro quero dizer da importância do CPR que, apesar de ter sido extinto, continua trabalhando e promovendo a cultura prevencionista em vários estados e aqui no DF. Para se ter uma ideia da importância desse Comitê, o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é realizado pela Fundacentro justamente com apoio de todos os membros do CPR aqui do Distrito Federal”, falou Swylmar.
Anfitrião do Seminário, o Sinduscon-DF foi representado pelo diretor José Antônio Bueno de Magalhães JR. Ele agradeceu a presença de todos e colocou o Sindicato a disposição para que mais eventos como este sejam promovidos. “Como empresário do setor, sei da importância de debater temas como esses e também de encontrar mecanismos e caminhos para melhorar a segurança do trabalhador e do empresário para que possamos ter um ambiente de trabalho saudável e seguro a todos”, disse Magalhães.
O presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães, também marcou presença no Seminário e colocou a entidade a disposição como ferramenta de promoção da segurança, saúde e da qualidade de vida do trabalhador, além de ser um instrumento promotor de responsabilidade social às empresas. “Temos um papel importante na conscientização, principalmente dos empresários, para a segurança no ambiente de trabalho. Temos buscado melhorias, mas precisamos de, cada vez mais, buscar soluções para os problemas que ainda são enfrentados por todos”, finalizou Marcelo.
Também estiveram no Seminário, o presidente do Sticombe, Raimundo Salvador, a Superintendente Regional do Trabalho no DF, Elisângela de Sousa Martins, o chefe da fiscalização da SRT-DF, o auditor fiscal Marcos Gois e o diretor do Sintest-DF, Wesley de Brito Fonseca, entre outros interessados.