Continua a negociação do termo aditivo à convenção coletiva 2021-2023 firmada entre Sinduscon-DF e Sticombe

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

Aconteceu hoje pela manhã, segunda-feira, 18 de abril, na sala de reuniões Luiz Carlos Botelho Ferreira do Sinduscon-DF, a terceira reunião entre os trabalhadores da construção civil, representados pelo Sticombe, e empresários do setor, representados pelo Sinduscon-DF, para tratar do termo aditivo à convenção coletiva 2021-2023, que este ano trata exclusivamente das cláusulas econômicas.

Depois de duas reuniões de debates, além da de hoje, chegamos a um impasse entre a proposta apresentada pelos empresários: reajuste salarial, incluindo os pisos, de 11% a serem pagos em duas parcelas, mesmo percentual de aumento para o vale-alimentação, mas pago em uma parcela, restando os  salários dos que ganham acima de R$ 5.000,00 reais em carteira no regime CLT para livre negociação entre empresa e trabalhador e a dos empregados; reajuste do INPC acrescido de 1% de ganho real para os pisos salariais e do INPC para o reajuste salarial da categoria, a serem pagos em uma parcela e não aceitação da livre negociação.

Os debates ocorrem em muito bom nível, com cada uma das partes apresentando defesa justa e coerente da sua proposta. As discussões prosseguem na próxima segunda-feira, dia 25 de abril.

Importante frisar que em seus apartes, os trabalhadores utilizam a seu favor a pujança do mercado imobiliário apresentada em sucessivas matérias nos telejornais das principais redes de TV, frisando, inclusive, os números bilionários que veem e escutam ser citados pelos âncoras e os trechos otimistas dos depoimentos dos diretores do Sinduscon-DF e Ademi DF.