“Construção é solução, e não vilão”, diz diretor do Sinduscon-DF em evento sobre aço na entidade

Foto: Sinduscon-D/Divulgação
TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Secretário de meio Ambiente do DF destacou compromisso do sindicato com o cumprimento das leis

Comunicação Sinduscon-DF

O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Luciano Dantas de Alencar, afirmou nesta terça-feira (21/10) que o setor busca veementemente combater o mercado ilegal, que destrói o meio ambiente ao não respeitar a legislação, e enfatizou a responsabilidade socioambiental do segmento devidamente legalizado. “Construção é solução, e não vilão”, disse, durante a abertura do Road Show CBCA – Construção em Aço: Sustentabilidade e Resiliência contra as Mudanças Climáticas, no auditório do Sinduscon-DF, correalizador do evento.

Presente no evento, o secretário de Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, ressaltou a importância do papel do Sinduscon-DF, sobretudo, na defesa da legalidade e do planejamento urbano do Distrito Federal. Ele reconhecer, ainda, a relevância de o sindicato abrir as portas para a discussão de um tema vinculado a políticas ambientais.

• Aço estrutural sustenta a ‘acupuntura urbana’ de Jaime Lerner, destaca palestra no Sinduscon-DF

• Aço é opção para construção civil liderar transição sustentável diante de desafios climáticos

• Sinduscon-DF debate construção em aço, sustentabilidade e resiliência contra as mudanças climáticas

Legalidade

De acordo com o diretor do Sinduscon-DF, a responsabilidade ambiental e o respeito ao planejamento urbano são cumpridos por empresas legais na capital do país e em todo o Distrito Federal. Segundo ele, o setor formal está frequentemente lutando contra atividades totalmente fora da lei.

5
Aço 1
Aço 2
Aço 3
Aço 4
aço
previous arrow
next arrow
5
Aço 1
Aço 2
Aço 3
Aço 4
aço
previous arrow
next arrow

• Assista! Do Sonho ao Concreto

• Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

• Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

Alencar disse que, em geral, o Sinduscon-DF sempre orienta as construtoras formais a trabalharem em estrita conformidade com as exigências legais, destacando o comprometimento das associadas ao Sinduscon-DF. “As construtoras do DF têm compromisso com licenciamento”, observou, ressaltando que todas precisam cumprir as diretrizes urbanísticas, além de garantir a adequada utilização do solo.

O trabalho de responsabilidade ambiental dos integrantes da entidade abrange medidas de mitigação importantes. Segundo o diretor, o rigor legal resulta na obrigatoriedade de variadas formas de reparação ecológica. “Tenho certeza de que isso implica em compensação ambiental, em compensação florestal e resiliência contra as mudanças climáticas”, observou, acrescentando que o tema da sustentabilidade deve estar na pauta central da industrialização do setor.

Participação no PIB

Além da conformidade ecológica, de acordo com Alencar, o setor possui importância econômica inegável para a região central do país. “Nós participamos de mais de 50% do PIB da indústria do Distrito Federal”, acentuou, destacando que o setor é responsável pela criação de mais de 90 mil postos de trabalho formais no DF.

O diretor também disse que a batalha da construção civil formal contra os parcelamentos clandestinos é constante, exigindo vigilância ativa por parte dos agentes públicos. A entidade destaca que quem atua dentro da legalidade permanece sempre na linha de frente combatendo este problema. Segundo ele, o compromisso com o futuro climático nacional e as inovações tecnológicas como ponto de atenção prioritário para as empresas da construção civil.

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais

> Instagram

> Facebook

> Linkedin

> X

> Flickr

> Youtube