Construção conclui 76% do total de negociações entre janeiro e dezembro

Agência CBIC

Radar Convenções Coletivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizado por meio da sua comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), indica que da última edição (dezembro/2020) até o começo de janeiro foram analisados mais quatro instrumentos normativos. Assim, do total de 59 negociações com data base entre janeiro e novembro/2020, foram 45 concluídas, o que significa 76% do total.

O documento contempla informações das negociações referentes às datas base de janeiro a dezembro de 2020, cujas convenções coletivas ou aditivos tenham sido celebrados até janeiro.

Dos novos instrumentos coletivos analisadas desde dezembro, um é aditivo à convenção coletiva com vigência entre 2019 e 2021 e os demais são convenções coletivas, com prazo de vigência de um ano (2020-2021).

O documento revela que, das negociações concluídas, não há nenhuma com data-base em dezembro.

Com as negociações encerradas no mês de dezembro, mantém-se a média de três meses entre a data base e a assinatura do documento para a celebração dos instrumentos normativos no ano de 2020.

Quando se analisa por região, verifica-se que a grande maioria das negociações concluídas foram na região Sul.

O radar também traz informações sobre:

• Reajustes salariais
  • Ganho real
  • Reajustes diferenciados por faixa de salário
  • Pisos salariais
  • Principais Benefícios

Convenções Coletivas

O Radar Convenções Coletivas utiliza como critério de análise as convenções coletivas firmadas pelo sindicato associado à CBIC, cuja categoria seja a indústria da construção, que estejam disponibilizadas no Sistema Mediador da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou no sítio eletrônico da entidade empresarial e, ainda, que tenham como abrangência territorial a cidade sede da entidade.

Radar Convenções Coletivas, de periodicidade mensal, tem por objetivo dar um panorama geral dos principais dados extraídos das convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC e está disponível no site da entidade.

O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).