Conheça a trajetória do presidente do Seconci-DF: engenheiro Marcelo Machado Guimarães

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Marcelo Machado Guimarães nasceu em Uberaba, MG, no dia 23 de julho de 1949. Cursou o ensino médio no Colégio Marista Diocesano, e o superior na Escola de Engenharia do Triangulo Mineiro, ambos na própria terra natal. Concluiu sua graduação em 1973 e, no início do ano seguinte, já na Capital Federal, foi contratado pela empresa Barsil Construções e Comércio Ltda que tinha como sócio o Engº Wanderley Vallin que, por coincidência, viria ser um dos responsáveis pela criação do Seconci-DF, presidindo-o no período de 26 de novembro de 1988 a 26 de novembro de 1991.

Ainda no ano de 1974, Marcelo foi contratado pela Santa Barbara Engenharia, onde permaneceu até dezembro de 1986, tendo sido, neste período, responsável pela execução de várias obras no Distrito Federal, além de exercer, entre 1979 e 1984, a função de gerente técnico nas filiais de Vitória-ES e Belo Horizonte-MG.

Em fevereiro de 1986 fundou, em sociedade com o Engº Antonio Ribeiro Borges, a Pimar Engenharia e Comércio Ltda, empresa que, a partir de agosto de 1988 ,já sob sua exclusiva direção especializou-se em reformas e restaurações de edifícios.

Sinduscon-DF

Na década de 90, passou a frequentar as reuniões das entidades de classe que representam o setor da Construção Civil no Distrito Federal. “Fui convidado a participar de reuniões do Sinduscon-DF pelo então vice-presidente Edson Ribeiro, na 2ª Gestão do Sr.Wayne do Carmo Faria (27 de novembro de 1991 a 26 de novembro de 1994)”. Depois, passou a integrar a diretoria do sindicato como suplente do Conselho Fiscal, na primeira gestão do Engº Adalberto Cleber Valadão (27 de novembro de 1994 a 31 de maio de 1997). “Desde então, sempre estive presente, como conselheiro ou diretor”, ressalta Marcelo.

Conselho de Ética do Sinduscon-DF

Quando da segunda gestão presidida por Adalberto Cleber Valadão (27 de novembro de 1997 a 31 de maio de 1999), Marcelo foi incumbido de presidir a Comissão de Ética do Sinduscon-DF. Esta Comissão foi responsável pela criação do Conselho de Ética da entidade e, como presidente desse Conselho, passou a integrar o Conselho de Ética da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), presidido à época pelo Sr. Elias Camargo, onde participou da regulamentação do Código de Ética da Construção que passou a ser adotado, nacionalmente, por todas as entidades filiadas à Câmara.

Seconci-DF

Marcelo sempre conheceu o trabalho desenvolvido pelo Seconci-DF. No entanto, efetivamente, só integrou a diretoria da entidade na gestão presidida por Deyr Corrêa, encerrada em maio deste ano, exercendo a primeira vice-presidência (1º de junho de 2015 a

31 de maio de 2019). “Fui convidado pelo meu amigo Deyr a participar dessa diretoria executiva que, felizmente, exerceu um belo trabalho e sempre trabalhou de forma coesa e afinada, e é assim que pretendemos continuar”, conta Marcelo.

Ele afirma que, se não fosse o impedimento estatutário, a ideia era continuar com Deyr à frente do Seconci-DF. Diante da impossibilidade, naturalmente, houve consenso em aprovar e apoiar o seu nome para o prosseguimento do excelente trabalho desenvolvido pela gestão que se encerrou. “Foi de forma muito natural. Sempre trabalhamos muito unidos e, quando surgiu a indicação, eu não tive como negar. Outro fator que pesou foi a aceitação de Deyr em continuar conosco, participando como titular do Conselho Fiscal”, disse.

Sobre os planos para sua gestão, Marcelo enfatiza que pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito, mantendo o atual modelo de gestão. “Nossa intenção é fazer o básico, prezando por prestar um bom serviço, perseguindo a excelência no atendimento, dentro das possibilidades orçamentárias, sem inventar moda. Precisamos manter os pés no chão, com humildade e simplicidade. Obviamente que queremos e vamos buscar condições de implantar melhorias para prestar novos serviços a fim de estender benefícios aos trabalhadores da Construção Civil no DF. Entretanto, estaremos sempre focados em nossos limites para sabermos até onde podemos ir”, finaliza Marcelo.

FAMÍLIA

Marcelo é casado com a consultora e revisora de língua portuguesa Regina Maria Abdalla Guimarães; tem dois filhos: a fisioterapeuta Marília e o publicitário Cristiano e três netas: Laura, Stela e Nina.