Congresso Brasileiro de Concreto reuniu cerca de 900 pessoas em Brasília

Com informações do Ibracon

O Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) realizou entre os dias 11 e 14 de outubro, em Brasília, o Congresso Brasileiro de Concreto – Edição Jubileu de Ouro. Com o tema “Sustentabilidade do Concreto em Defesa do Planeta”, o evento contou com a presença de cerca de 900 participantes. O Sinduscon-DF prestigiou o evento.

Durante a cerimônia de abertura, foi apresentada a “Declaração Ibracon” onde o instituto se comprometeu a se alinhar aos movimentos internacionais em defesa da responsabilidade do setor em atender às metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Paulo Helene, presidente do Ibracon, destacou que o Brasil possui a indústria de cimento mais ecoeficiente do planeta e, a partir de uma matriz energética limpa e aliada ao conhecimento técnico-científico e importantes iniciativas da engenharia nacional, será capaz de produzir o concreto mais sustentável do planeta.

Na cerimônia, foram assinados dois acordos importantes de cooperação: nacionalmente, com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e, internacionalmente, com o GLOBE – Consenso Global sobre o Ambiente Construído.

Seminários técnicos

Durante o evento, foram realizados 14 seminários, dentre eles o Seminário de Infraestrutura no dia 12 de outubro. “Pavimentos de concreto como solução sustentável” foi o tema da palestra do diretor de planejamento e pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Luiz Guilherme Rodrigues Mello.

O pavimento de concreto tem sido uma solução econômica cada vez mais demandada por agentes públicos e privados para pavimentação de rodovias e vias urbanas.

Para alavancar ainda mais esta solução sustentável, uma vez que a durabilidade é uma chave para a sustentabilidade, o Ibracon, como testemunha, acompanhou o DNIT e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que assinaram durante o evento o “Acordo de Cooperação Técnica” que prevê a realização de estudos sobre métodos de dimensionamento de pavimentos de concreto para rodovias, atualização de especificações técnicas e proposição de novas normas para promover melhores práticas e a capacitação profissional.

Congresso em números

O Congresso Brasileiro do Concreto apresentou mais de 287 trabalhos realizados por pesquisadores de universidades e empresas brasileiras de todas as regiões do país. Além disso, foram realizados três cursos, quatro lançamentos editoriais, com sessões de autógrafos com autores, cinco concursos estudantis e 49 premiações de profissionais que têm se destacado na engenharia do concreto e de estudantes de pós-graduação.

A Feira Brasileira da Construção em Concreto – Feibracon reuniu 10 patrocinadores e 15 expositores.