Agência CBIC
A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tratou em uma reunião, nesta quarta-feira (18), assuntos relacionados ao BIM e à Normalização. O encontro foi comandado pelo presidente da COMAT/CBIC, Dionyzio Klavdianos.
O primeiro bloco da reunião foi destinado ao BIM. O presidente do BIM Fórum Brasil, Wilton Catelani, apresentou a entidade, que foi criada com o objetivo de desenvolver ações e unificar esforços em prol da adoção do BIM no Brasil. Ressaltou a participação da CBIC e SENAI na formação da entidade, que teve como um dos pontos de partida uma pesquisa encomendada pela CBIC em dezembro de 2018 sobre as entidades já existentes. A pesquisa envolveu 50 entidades em 40 países.
Segundo Catelani, o Fórum atua nas áreas de: infraestrutura tecnológica; compras e contratação; educação e capacitação de profissionais; integração; comunicação; gestão das iniciativas BIM; regulamentação e legislação; protocolos e bibliotecas.
Sobre a maturidade estimada do BIM no Brasil, o presidente do Fórum diz que a do país é entre média e média alta. Veja a imagem abaixo:
Catelani ressaltou os benefícios para os associados. As informações detalhadas estão disponíveis no website da entidade www.bimforum.org.br
O Rogério Suzuki, da Vistta Consultoria, que discorreu sobre o “BIM Colaborativo, democratizando o BIM”, e Jeferson Spiering, coordenador do GT BIM Sinduscon-CE/ Inovacon que apresentou o “BIM Colaborativo, a experiência do Sinduscon-CE”.
Sukuzi relembrou da 1ª edição do projeto, que contou com empresas de todos os portes e setores de atuação, de projetistas a incorporadoras, com diversos níveis de experiência em BIM e que validaram a relevância e aplicabilidade da iniciativa. Além disso, anunciou que as inscrições para a 2ª edição estão abertas. O prazo é até o dia 27/8, com início das atividades em 2/9/21. Saiba mais: www.bimcolaborativo.com
O projeto também contará com uma live gratuita hoje (19/8), às 17h, com o tema “BIM em foco: Planejamento BIM 4D”, que será transmitida aqui.
O engenheiro Jeferson Böes, coordenador do GT BIM Sinduscon-CE/ Inovacon apresentou o “BIM Colaborativo, a experiência do Sinduscon-CE”. Durante sua fala, ele apontou o grau de maturidade no estado. Veja a imagem abaixo:
Sobre o tema Manual do Proprietário Habitação de Interesse Social, Dionyzio Klavdianos contextualizou a demanda. A gestora da CHIS, Alessandra Beine, explicou como é o processo de entrega de empreendimentos de habitação de interesse social e a importância do manual. A gestora da COMAT, Leila Sobral, destacou a necessidade de ter no manual orientações técnicas sobre manutenção e conservação de forma mais acessível para os usuários.
Abrindo o tema da Normalização, Dionyzio fez questão de agradecer os membros da COMAT que contribuem na linha de frente do acompanhamento e discussões das Normas.
A reunião contou ainda com informações sobre Normalização, transmitidas por Lilian Sarrouf, gestora ABNT/CB 002, e Roberto Matozinhos, do Sindsucon-MG e líder do Gant Comat/CBIC.
Lilian Sarrouf falou sobre o Grupo de Acompanhamento de Normas Prioritárias criado no âmbito do Conselho do CB02. Ressaltou a necessidade de maior representatividade do setor no acompanhamento do projeto de Norma de Garantias, Norma de Inspeção Predial e Norma Geral de Resíduos Sólidos.
Matozinhos, por sua vez, falou sobre o novo documento técnico ABNT: Prática Recomendada. Destacou a participação do Gant nas Consultas Nacionais: Norma de Desempenho – Acústica e PR 1010 Aplicação e Manutenção de vidros na Construção Civil e Emenda Acústica ABNT NBR 15575 – Desempenho de Edificações, cujas contribuições foram aceitas e incorporadas na versão final do documento técnico. Dionyzio ressaltou a importância dos membros da COMAT no engajamento no acompanhamento da Normalização.
A reunião tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comat/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).